segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viajando #4: Kaş

Continuando do último post da série, seguimos viagem e deixamos Fethiye rumo à Kaş, já na província da Antalya. São aproximadamente duas horas de carro separando uma cidade da outra e pelo caminho você pode se deliciar com imagens da costa turca, apreciando o tom turquesa de suas águas. Aliás, o nome Turquia vem da palavra turquesa, justamente por causa da cor das águas que banham o litoral sul do país.

Kaş é uma gracinha. Antiga vila de pescadores encrustada numa cadeia de montanhas às margens do mediterrâneo, ela é hoje é uma vila mais turística, mas que por se encontrar um tanto quanto longe dos dois principais aeroportos do sudoeste turco, acaba recebendo menos gente que suas rivais. Tant mieux! 


Tipo de "praia" mais comum da cidade
e a vida caminha lentamente para quem é de lá


Repleta de ruelas floridas, feirinhas, lojas de artesanato, uma praça central que dá para o cais, cercada de bares e restaurantes com suas mesinhas na calçada e seus cardápios apetitosos, e mais algumas pequenas praias cheias de pedrinhas e água gelada e cristalina, Kaş te convida para ficar. Ficar e relaxar. A vista é linda, a comida é ótima, as pessoas são simpáticas e agradáveis, adoram puxar conversa, e apesar do calor intenso, a brisa do mediterrâneo sopra gentilmente tornando a temperatura mais agradável.


Sentar num bar debaixo da árvore e ficar olhando o
movimento dos barcos... eita vidão bom!


Fiquei em um hotelzinho simpático, com uma sacada com uma vista linda para Kastellorizo (uma ilha grega bem pertinho de Kaş), e de cujo restaurante se via boa parte da cidade com seu mar azul ao fundo. Apesar das vistas maravilhosas, o hotel era super acessível. O dono sempre vinha conversar com a gente, falava do cardápio do dia, da cidade, se orgulhava das inúmeras bandeiras penduradas no restaurante, que representavam os turistas dos quatro cantos do mundo que por ali já tinham passado. Infelizmente eu não tinha uma bandeira do Brasil para lhe dar... mas talvez hoje o verde-amarelo já faça parte da decoração.


Kas e suas vielas floridas


Uma das coisas que mais gostei na cidade foi o fato de nela não haver nada muito opulento. Não há hotéis de luxo, restaurantes chiques, passeios caríssimos, lojas de grife... o lugar é simples e sincero, sem frescuras, mas com infra suficiente para se passar dias bem agradáveis por lá.


Kaputas - uma das poucas praias com areia


Infelizmente perdi todas as minhas fotos de Kaş (e metade das de Fethiye também). Fiquei especialmente sentida por perder as fotos que tirei ao fazer paragliding, clicando toda aquela beleza lá de cima. Mas o que conta é o que ficou na memória e esses momentos tecnologia alguma poderá apagar. Nem da minha memória nem do meu coração.


Bisous!

2 comentários: