segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Recyc-Frigo

Ontem fiquei sabendo de um programa super interessante patrocinado pela Hydro-Québec, o Recyc-Frigo. Trata-se de um programa para reciclar as velhas geladeiras do Québec. Qualquer pessoa física que tenha uma geladeira de mais de 10 anos, que funcione e que esteja em local acessível para sua retirada pode participar. Você liga pra eles, eles vão até sua casa, retiram o equipamento e o levam até um depósito onde a geladeira será toda reciclada. E ainda te pagam 30 dólares (antigamente era $60). Até agora foram cerca de 340 mil eletrodomésticos recuparados.



O programa visa não só baixar o consumo de energia (uma geladeira de mais de 10 anos consome 4,8 vezes mais energia que uma nova) mas também fazer o descarte correto desse eletrodoméstico. Muitas pessoas trocam suas geladeiras e não sabem o que fazer com a antiga. Esses equipamentos quando não reutilizados podem acabar indo para lixões e seu descarte inapropriado contribui enormemente para a destruição da camada de ozônio (lembram do CFC das geladeiras?). O Recyc-Frigo recicla 95% de todo material proveniente da geladeira e dá o descarte correto para cada um deles, minimizando assim o impato ambiental.
A Hydro-Québec continuará com o programa só até o fim desse ano, mas tomara que daqui uns cinco anos ele volte e fique por mais um bom tempo. A preocupação com o meio ambiente nunca pode ser deixada de lado!

Bisous!

2 comentários:

  1. Eu acho muito legal toda essas iniciativas que existem para a proteção do meio ambiente. É uma área em que eu teria muito prazer em trabalhar. Quem sabe no Québec? :)

    Bisou!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb Flávio! Fico muito feliz em saber que no Canadá existe muito mais preocupação com o planeta do que aqui. Trabalhar com proteção ambiental seria muito legal! Acho que é um jeito de vc sentir que a vida faz mais sentido, que vc faz algo pelo bem comum, pelo futuro da humanidade.

    ResponderExcluir