quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Earth from Above

No último post eu mencionei o Yann Arthus-Bertrand mas não falei dele. Fotógrafo, jornalista e ambientalista francês, ele é conhecido mundialmente por suas fotos aéreas do planeta inteiro. Eu conheci seu trabalho há pouco tempo e me apaixonei de cara. Suas fotos são poesia em imagem. Recomendo muito pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom gosto.

Ele andou por todo a Terra clicando as mais diversas paisagens, sempre de cima. Além de toda a exuberância e riqueza de imagens, seu trabalho ainda nos dá a dimensão de como o planeta é desigual, com tantos lugares extremamente pobres e outros que esbanjam a fortuna que tem, nos mostra como o homem está lentamente (ou não) destruindo seu habitat e nos hipnotiza com suas imagens delirantes, nos impondo uma reflexão do quão diferente somos uns dos outros e o que isso traz de bom e ruim para nós.

Além das fotos, que podem ser vistas e baixadas no seu site, ele também está envolvido com outros projetos como a série documental "Vu du ciel"/"Earth from Above" e o filme "Home" (que pode ser assistido gratuitamente clicando aqui). Eu tenho visto alguns episódios de Earth from Above (passa no Globosat HD e infelizmente é difícil de achar na internet) e tenho adorado. O programa faz uma investigação sem concessões sobre nosso modo de vida. Yann e sua equipe rodaram o mundo todo abordando temas relacionados ao meio-ambiente, focando na informação e educação das pessoas como ferramenta chave para começarmos a construir um planeta mais sustentável. Além dos temas super relevantes, há muita informação interessante, sempre combinada com imagens fabulosas, que nos deixam boquiabertos. No meu caso fico na maioria das vezes mais boquiaberta pelos dados chocantes expostos no programa do que pelas imagens que são incontestavelmente de tirar o fôlego.
Ainda não assisti Home, mas pelo trailer deu pra ver que segue a mesma linha de Earth from Above. Quem não puder assistir este, não deixe de ver aquele. E eu não resisti e resolvi enfeitar o blog...











Bisous!

4 comentários:

  1. Eu adoro essa foto do coral em forma de coração. Me traz boas lembranças da Austrália! :)

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei das fotos dele, mas não sabia da série e do filme.

    Muito legal o trailer, dá vontade de ver o filme. E, ao mesmo tempo, dá uma tristeza de ver o que estamos fazendo com o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ir pra Austrália... e a grande barreira de corais, indescritível! Se Deus quiser, um dia eu chego lá!

    ResponderExcluir