segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Canadian TV/Télé Canadienne #3: Terres d'échanges

Hoje eu queria comentar sobre um programa bem legal que eu costumava assistir na TV5: Terres d'échanges. Já faz uns dois meses que eu não vi mais na programação mas vale a pena procurar na internet ou ficar atento à grade da emissora pois acredito que eles possam voltar a exibí-lo.


Cada episódio do programa foca em duas pessoas que imigraram: uma que deixou seu país e foi para o Québec e outra que saiu do Québec para ir morar em outro país. O programa mostra o cotidiano dessas pessoas em sua nova terra, o porque da decisão de imigrar, o que elas pensam do país que deixaram para trás e do país que as acolheram, seus pontos de vista com relação à integração social, preconceitos e oportunidades. São ao todo 12 episódios, com pessoas de perfis bem diferentes, que foram para ou vieram de países como Colômbia, Laos, Japão, Argentina, Suécia, Haiti, Bulgária, etc.

Eu particularmente acho essa série muito interessante, pois não só podemos acompanhar como se passou a integração de vários imigrantes à cultura e modo de vida québécois, seus desafios, seus sucessos e fracassos, como também podemos ver o que os québécois pensam de bom e ruim de seu próprio país quando comparado à sua nova morada. Além disso dá pra conhecer um pouco mais o interior do Québec pois a maioria dos episódios mostram pessoas que se instalaram fora do eixo Montréal-Ville de Québec.


Bisous!

5 comentários:

  1. Eu tentei ver no site do TV5 mas disse que não posso assistir pois não estou no território liberado para assistir. :(
    Vou tentar o YouTube!
    Bjs.,
    Neila

    ResponderExcluir
  2. pois é, eu também sempre encontro esse empecilho qdo tento assistir programas nos sites das tvs de fora. Mto chato! :(
    mas vale a tentativa né!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. mto boa dica. não conhecia essa série... vou procurar no YouTube já!
    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Eu vi alguns pedaços de episódios na TV5 e também gostei bastante! Pena que já não passam mais e que o site é bloqueado no Brasil...

    ResponderExcluir
  5. «Benjamin Briel Lee était très professionnel à tout moment, me tenant au courant de tout ce qui se passait. Si j'avais des questions, il était toujours disponible pour répondre. C'était mon premier achat de maison, je ne savais pas grand-chose sur le processus de prêt, il m'a permis de comprendre très facilement les choses sur lesquelles j'avais des questions. J'ai vraiment aimé travailler avec lui.
    C'est un agent de crédit qui travaille avec un groupe d'investisseurs qui sont prêts à financer n'importe quel projet ou à vous prêter n'importe quel montant avec un très faible intérêt.Contactez Benjamin Briel Lee E-Mail: 247officedept@gmail.com Numéro Whats-App: + 1-989 -394-3740.

    ResponderExcluir