Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Street Art in Montréal

Tava dando uma olhada numas fotos de street art ao redor do mundo quando vi esta foto aqui, clicada em Montréal.

                                                               Artist: Valérie Picard
                                             Photo sent by Andrea Walsch

Como já disse aqui eu não tenho uma posição nem contra nem a favor à arte de rua. Acho que depende muito do tipo de arte, da instalação, da qualidade da obra e principalmente se ela valoriza ou degrada o patrimônio onde foi feita (em termos financeiros e estéticos).
No fim das contas acho que tudo se resume à você se identificar ou não com a obra criada. Bom, eu só sei que curti o gorrinho cor de rosa. Ficou cute vai!

Se você quiser ver mais street art clique aqui. (mas tem que estar logado no facebook)

Editado:
Gente, graças ao comentário da Gabi eu descobri que o gorrinho no abribus não é apenas uma intervenção de street art e sim faz parte de uma campanha publicitária que rolou em 2010 para a promoção do leite "Les Soirées réconfortantes du lait". Inclusive dá pra ver o affiche da campanha no abribus da foto. Pelo que li, todo ano durante o inverno, a Fédération des producteurs de lait du Québec faz campanhas como estas para promover esse alimento que na minha opinião tem mesmo a cara do inverno!



Se você quiser ver mais detalhes da campanha clique aqui.

Bisous

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Il était une fois l'impressionnisme


Não conseguiu ver os Impressionistas em São Paulo (como eu)?
Não vai conseguir ver os Impressionistas no Rio?
Você tem uma terceira chance, mas agora em Montréal.
De 13 de outubro a 20 de janeiro de 2013 o Musée des Beaux-Arts de Montréal exibirá a exposição "Il était une fois l'impressionnisme". São 74 obras primas de pintores como Renoir, Degas, Gauguin, Monet, Manet, Pissaro, Sisley, Toulouse-Lautrec entre outros, vindas do Sterling and Francine Clark Art Institute.
Só posso dizer que esta exposição é ultra mega imperdível. Ah se eu estivesse em Montréal. Aposto que as filas não serão tão grandes quanto as do CCBB.



PS: Ainda não havia comentado aqui mas desta vez tenho que tirar o chapéu para o Brasil pois trazer a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade" foi realmente o máximo. E ainda por cima gratuita. Apesar de reclamar das filas fico feliz de ver o povo brasileiro frequentando cada vez mais nossos museus e prestigiando as exposições, ainda que infelizmente muito concentradas apenas no eixo Rio - SP. Mas já é um avanço!

Bisous!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BonjourHi


Estava ouvindo Funeral do Arcade Fire hoje e resolvi postar duas músicas desse álbum que eu adoro. Xi, ficou dúbio. São as músicas que eu adoro ou é o álbum que eu adoro? Bom, são os dois. Adoro Arcade Fire!

E em homenagem à Montréal escolhi duas músicas que misturam inglês e francês, bem no espírito linguístico da cidade onde "oi" não é nem bonjour nem hi. É bonjourhi.

Enjoy mes amis! / Profitez-en my friends!

Une Année Sans Lumière


Hey! The streetlights all burnt out.
Une année sans lumière.
Je monte un cheval,
qui porte des œillères.

Hey, my eyes are shooting sparks,
la nuit, mes yeux t'éclairent.
Ne dis pas à ton pere
qu'il porte des œillères.

Hey, your old man should know,
if you see a shadow,
there's something there.

So hey! my eyes are shooting sparks,
la nuit mes yeux t'éclairent,
ne dis pas à ton pere
qu'il porte des oeillieres.

Hey, your old man should know,
if you see a shadow,
there's something there

Haïti


Haïti, mon pays,
wounded mother I'll never see.
Ma famille set me free.
Throw my ashes into the sea.

Mes cousins jamais nés
hantent les nuits de Duvalier.
Rien n'arrete nos esprits.
Guns can't kill what soldiers can't see.

In the forest we lie hiding,
unmarked graves where flowers grow.
Hear the soldiers angry yelling,
in the river we will go.

Tous les morts-nés forment une armée,
soon we will reclaim the earth.
All the tears and all the bodies
bring about our second birth.

Haïti, never free,
n'ai pas peur de sonner l'alarme.
Tes enfants sont partis,
In those days their blood was still warm


Bisous!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Tomboy

Esta semana vi Tomboy, um filme da diretora Céline Sciamma, que trata de maneira delicada e natural o tema da sexualidade infantil. Laura é uma menina de 10 anos que se muda com sua família para outra cidade. Menina moleque, cabelos curtinhos e roupas largadas, ela é confundida com um menino e decide não desmentir o achismo. Para se integrar ao novo ambiente ela segue com a mentira e vai a seu modo arranjando soluções para os desafios que vão surgindo.



Como não sou crítica de cinema não vou ficar dando palpite no filme. Só posso dizer que gostei bastante e recomendo, principalmente àqueles com idéias pré-concebidas e retrógradas à respeito da sexualidade.

Bisous!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

L'été à Montréal

Tava à toa na net quando vi este vídeo très mignon mostrando o verão em Montréal. Fiquei com saudades. E aí, como é que faz?



Montreal - Tribute to Live The Language from RK on Vimeo.

Tem como não gostar?

Bisous!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Monsieur Lazhar

Saiu hoje a lista dos indicados ao Oscar e tem quebeca na área. Eba!
O filme québécois Monsieur Lazhar foi indicado a melhor filme na categoria Filme Estrangeiro. Ainda não o vi, mas a julgar pelo trailer é o tipo de filme que eu curto.

Monsieur Lazhart conta a história de um imigrante argelino que foi contratado para substituir uma professora do ensino fundamental que morreu tragicamente. Enquanto a classe passa por um processo de superação da perda, ninguém desconfia do drama que passa o novo professor, com um passado turbulento e correndo o risco de ser deportado a qualquer momento.


Este é o segundo ano consecutivo que o Canadá concorre a melhor filme estrangeiro. Ano passado foi com Incendies (ótimo filme, adorei, muito emocionante e na minha opinião melhor que o vencedor, o dinamarquês In a better world).

Agora é esperar até dia 26 de fevereiro para ver quem leva. Acho que vai ser difícil alguém ganhar do iraniano A Separação, provavelmente o melhor filme que vi em 2011, cheio de entrelinhas e ao mesmo tempo escancarando tantas verdades - pra quem gosta de cinema de verdade, super super recomendo.

Vencendo ou não o importante é que a indústria cinematográfica canadense (e quebeca) está nos premiando com excelentes filmes e quem ganha com isso somos nós, os espectadores.

Em tempo: o Brasil esse ano está marcando presença com uma indicação a Melhor Canção, com a música Real in Rio, de Sérgio Mendes e Carlinhos Brown, feita para o filme Rio.

Bisous!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Samba Saravah

Essa é pra quem curte bossa nova, jazz e francês.
Uma versão de Stacey Kent para Samba da Benção, do Vinicius.


Samba Saravah
Être heureux c'est plus ou moins ce qu'on cherche
J'aime rire, chanter et je n'empêche
Pas le gens qui sont bien d'être joyeux
Pourtant s'il est une samba sans tristesse
C'est un vin qui ne donne pas l'ivresse
Un vin qui ne donne pas l'ivresse, non
Ce n'est pas la samba que je veux

J'en connais que la chanson incommode
D'autres pour qui ce ne rien qu'une mode
D'autres qui en profitent sans l'aimer
Moi je l'aime et j'ai parcouru le monde
En cherchant ses racines vagabondes
Aujourd'hui pour trouver les plus profondes
C'est la samba-chanson qu'il faut chanter

On m'a dit qu'elle venait de Bahia
Qu'elle doit son rythme et sa poésie à
Des siècles de danse et de douleur
Mais quels que soitent les sentiments qu'elle exprime
Elle est blanche de formes et de rimes
Blanche de formes et de rimes
Elle est nègre, bien nègre, dans son coeur

ADORO!!!

Bisous!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Earth from Above

No último post eu mencionei o Yann Arthus-Bertrand mas não falei dele. Fotógrafo, jornalista e ambientalista francês, ele é conhecido mundialmente por suas fotos aéreas do planeta inteiro. Eu conheci seu trabalho há pouco tempo e me apaixonei de cara. Suas fotos são poesia em imagem. Recomendo muito pra qualquer pessoa que tenha o mínimo de bom gosto.

Ele andou por todo a Terra clicando as mais diversas paisagens, sempre de cima. Além de toda a exuberância e riqueza de imagens, seu trabalho ainda nos dá a dimensão de como o planeta é desigual, com tantos lugares extremamente pobres e outros que esbanjam a fortuna que tem, nos mostra como o homem está lentamente (ou não) destruindo seu habitat e nos hipnotiza com suas imagens delirantes, nos impondo uma reflexão do quão diferente somos uns dos outros e o que isso traz de bom e ruim para nós.

Além das fotos, que podem ser vistas e baixadas no seu site, ele também está envolvido com outros projetos como a série documental "Vu du ciel"/"Earth from Above" e o filme "Home" (que pode ser assistido gratuitamente clicando aqui). Eu tenho visto alguns episódios de Earth from Above (passa no Globosat HD e infelizmente é difícil de achar na internet) e tenho adorado. O programa faz uma investigação sem concessões sobre nosso modo de vida. Yann e sua equipe rodaram o mundo todo abordando temas relacionados ao meio-ambiente, focando na informação e educação das pessoas como ferramenta chave para começarmos a construir um planeta mais sustentável. Além dos temas super relevantes, há muita informação interessante, sempre combinada com imagens fabulosas, que nos deixam boquiabertos. No meu caso fico na maioria das vezes mais boquiaberta pelos dados chocantes expostos no programa do que pelas imagens que são incontestavelmente de tirar o fôlego.
Ainda não assisti Home, mas pelo trailer deu pra ver que segue a mesma linha de Earth from Above. Quem não puder assistir este, não deixe de ver aquele. E eu não resisti e resolvi enfeitar o blog...











Bisous!

not for me

"With 17,5 million inhabitants, the São Paulo metropolitan area is the largest in Brazil. Deep social inequalities are leading to increasingly sharp spatial segregation. Districts wholly inhabited by the rich are turning into cities within the city, protected by security guards, watched by cameras, and surrounded by high walls to keep out the violence and misery that surround them. At the other extreme are the shantytowns (favelas), which were home to 1.1 percent of the population in 1973, increasing to 19.4 percent in 1993. In this new social partitioning, private enclaves are being created within public space. These are the Brazilian equivalent of the “gated communities” of wealthy suburban America. This spatial fragmentation is accompanied by a privatization of the urban environment which ultimately threatens democracy, as democracy cannot function in the absence of public space."



Estava eu navegando no site do Yann Arthus-Bertrand quando me deparei com o texto acima ao clicar numa das fotos que ele tirou em São Paulo. E eu pensei: é isso! Falou tudo! É isso que eu não quero pra mim. Viver em um lugar onde as pessoas precisam se cercar de muros, grades, arames farpados, alarmes, cercas elétricas, seguranças que controlam sua entrada e a de seus amigos na sua própria casa... isso não é vida. Isso é viver em uma prisão, ser refém do medo, refém da violência, isso é não poder ter paz e gozar de liberdade. Isso é o que quero deixar para trás.

É triste pensar que eu não acredito na mudança deste cenário, mas a real é que eu não acredito mesmo. Espero estar errada quanto ao futuro do Brasil e também espero que Deus me ilumine sempre para ter a coragem e capacidade de tomar as decisões certas com relação ao meu próprio futuro. On va voir!!!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Elie, seu feio.



Hj vai um post completamente mulherzinha só pra dizer como eu pago um pau pro Elie Saab. Eu amo o trabalho dele. Pra mim ele é o todo poderoso das passarelas. Se um dia eu puder ter um vestidinho dele qualquer eu já serei uma mulher muito muito muito mais feliz. E agora então, com um tantão de gente conhecida casando, eu fico vendo fotos e desfiles para ter inspirações de modelitos e só fico frustrada né, porque nunca, nada que eu veja na vida real vai chegar aos pés de um Elie Saab. E pra quem assim como eu baba nas coleções do cara, podem começar a babar clicando aqui.

Mila e Rachel, que já nasceram desprovidas de beleza,
ficam aí se enfeiando nesses vestidinhos...


Couture - Fall 2011


Bom, agora já podemos voltar pras nossas vidinhas de pobres mortais.


Bisous!

domingo, 7 de agosto de 2011

Loose yourself today and leave the serious stuff for tomorrow.

To com muita preguiça de escrever no blog hoje. Aliás, preguiça de tudo. Não cumpri nenhum dos meus deadlines do fim de semana e o pior de tudo é que eu nem to me importando com isso. Fico aqui procrastinando e postergando qualquer coisa que possa aparecer no meu caminho.

Por isso hj vou postar apenas esse desenho fofo que vi no Stuff no one told me, mas não sei quem é o autor.

Enjoy this day of winter summer!


Bisous!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Isso é arte pra você?

Esses dias vi uma notícia sobre uma nova instalação do Roadsworth no Centre Eaton e resolvi falar um pouco sobre o trabalho dele. Roadsworth, alias para Peter Gibson, é um artista canadense cujo trabalho conheci vendo um documentário antes mesmo de ir para o Canadá. A maioria de sua obra é constituída de grafites que ele faz pelas ruas de Montréal e outras cidades do mundo. O cara já foi preso algumas vezes, teve que pagar multas, mas graças ao apoio da população ele continua fazendo seu trabalho, agora de uma maneira menos ilegal. Quando vi o documentário adorei de cara seus grafites no asfalto que a meu ver deram um colorido e um ar muito mais relaxado e brincalhão à cidade. Infelizmente não consegui ver nenhum desenho do Roadsworth em Montréal. Não sei se porque apagaram os velhos e ele não fez novos, se andei pelos lugares errados ou se sou tão distraída que passei por algum grafite e nem percebi.



Pra ser bem sincera eu tenho um certo mixed feelings sobre esse assunto. Não acho certo depredar patrimônio público (e nem privado, lógico), mas sei lá porque eu curto os desenhos que ele faz, ou fazia, no asfalto. Pra ver do que eu estou falando clique aqui. O mais estranho de tudo é que apesar de eu gostar dos grafites dele (mas com exceções) eu geralmente detesto ver muros grafitados. Não sei se porque os que eu vejo por aqui são de muito mau gosto e feios pra caramba ou se o problema é comigo mesmo. Mas enfim, a arte é subjetiva, ainda bem!

Bisous!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Incontournable!

Há alguns meses minha sis me mandou esse vídeo e de cara eu me apaixonei. Um vídeo muito bem feito, todo fofo, na minha cidade favorita (por enquanto, pq eu ainda quero bater muita perna nesse mundo e quem sabe eu não encontro uma que supere Paris), e com uma das minhas músicas preferidas de Florence. Não tinha como dar errado! E de quebra ainda ressuscitou em mim minha paixão pela fotografia e direção de arte.


Bisous!