terça-feira, 30 de outubro de 2012

Je ne parle pas québécois

Ontem eu tava assistindo TVA quando começou um programa uma porcaria chamada Occupation Double (uma espécie de BBB à la gringa). Aí já prevendo que a linguagem usada pelos participantes seria bem non-standard eu resolvi aceitar o desafio para ver o que conseguiria entender daquele bordel. E a conclusão que eu cheguei é que je ne parle pas québécois! De que me adianta entender 80 ou 90% dos outros programas se quando eu quero ver babacas sarados e piriguetes manhosas eu não entendo nada?

Oh vida! Agora toca eu ir atrás de um closed caption para a minha programação de télé-réalité das segundas-feiras.

Brincadeiras à parte, se resta ainda alguma dúvida, eu não quero ver BBB à la gringa!!!
E este post só foi escrito na verdade pra tentar dar uma melhorada no meu humor, que não anda nada bem toda vez que visita o site do e-cas, que btw parou no dia 08 de junho e o meu processo é do dia 09!
Toma!!!

Boa semana de furacao e calor dos infernos pra vocês.
Bisous!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O que fazer quando vc está esperando... #3



Hello povo!
Como eu previa não consegui cumprir o prometido e quarta passada não participei da blogagem coletiva. Mas aqui estou eu novamente pra contar mais uma coisa que eu ando fazendo, e que você pode fazer também, enquanto espera o fim do processo.

Considerando que eu não quero (nem posso $$$) levar muita bagagem pro Québec vou ter que largar quase tudo o que eu tenho por aqui. Já me conformei que meus livros e cds vão ficar, minhas caixas com 10 anos de cartas trocadas com pen friends all over the world também, minhas agendas da época de adolescente (ainda tenho várias guardadas, quando leio é só risada) e pilhas e pilhas de álbuns de fotografia. Mas pras fotos existe solução. Estou selecionando as melhores e scanneando tudo. Haja paciência! O meu scanner é muito velho e está dando problema. Demoro um século pra scannear meia dúzia de fotos e a cada quatro tenho que parar, fechar o programa, começar do zero, porque sempre dá pau. É sofrível! Mas o lado bom é que é tão gostoso ver essas fotos de infância, relembrar esse tempo tão gostoso em que a gente era tão feliz... ah, mon enfance, tu me manque bcp!
Outra coisa que também preciso fazer (ainda não comecei mas está na lista) é copiar os dvds dos filmes das minhas festinhas de aniversário. Aqui em casa só tem o original (na verdade o original era uma fita que foi convertida pra dvd, e essa fita já nem deve mais existir). Mas fato é que eu não posso ir sem esses dvds. Quando a saudade apertar eu vou assistir e chorar, chorar. Hoje em dia quando eu os vejo sempre rio muito. Ô pirralha autoritária que eu era! Acho que ainda sou, hahaha. Queria mandar em todo mundo. Coitadas das minhas irmãs, nem apagar as velinhas do bolo do próprio aniversário delas eu deixava. Sempre ia na frente, assoprava antes e ainda me gabava de ser mais esperta. Que ser humano cruel que eu era!

Então fica a dica! #not. Odeio fica a dica!
Então se você ainda não tem suas recordações digitalizadas, separe um tempinho, ou tempão no meu caso, e mão na massa! Quando você estiver home sick elas só vão te fazer ficar ainda mais home sick. (E quem é que não gosta de ouvir música deprê quando se está deprê?).

Bisous!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Que Canadá você quer?

Saiu hoje o relatório do Canadian Index Wellbeing que revela que a qualidade de vida dos canadenses está em declínio. Eu diria que ela não está em declínio, mas sim declinou nos últimos dois anos pesquisados. A pesquisa mostra que enquanto o PIB canadense cresceu 28,9% nos últimos 17 anos, a qualidade de vida só aumentou 5,7%. O interessante é que ao divulgar os dados coletados eles propoem ao leitor uma indagação sobre o futuro do país e porque o aumento do bem estar social não segue o mesmo ritmo do crescimento econômico.

"In these uncertain times, we are fortunate to live in a country where we still have choices about how we want the future to look. Each of us has the power to voice – or not – our choices about the kind of society in which we want to live. The CIW provides a depth of understanding that can help steer Canada forward and build a society that responds to the global call for greater fairness. We challenge you to start talking about the future you want, so that all Canadians can enjoy the highest possible wellbeing status."
https://uwaterloo.ca/canadian-index-wellbeing/


Quer ler na íntegra? Clique aqui.

How are Canadians really doing? - The 2012 CIW report (PDF)











Bisous!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Virelangues

Quando eu era criança virava e mexia alguém vinha com um trava-línguas pra cima de mim. Depois ninguém mais me desafiou a falar "três pratos de trigo para três tigres tristes". Ainda bem, porque eu confesso que se tento falar rápido sempre sai "trigres"... fazer o que?
Lembrando disso fui caçar uns trava-línguas em frânces. E não é que em muitos deles eu fui melhor do que no do bendito tigre?

E você, já testou suas habilidades no virelangues?

  • Suis-je chez ce cher Serge?
  • Lèche et cache ces chaussettes séchant sur une souche sèche.
  • J'ai vu six cent sots suisses suçant six cent six saucisses, six en sauce et six cents sans sauce.
  • Six iliennes siciliennes scient six lianes et lient six chiennes à six chênes.
  • Le cricri de la crique crit son cri cru et critique car il craint que l'escroc ne le croque et ne le craque.
  • Que c'est crevant de voir crever une crevette sur la cravate d'un homme crevé dans une crevasse.
  • Trois tortues à triste tête trottaient sur trois toits très étroits.
  • Cherche sous chaque sac sale et dans chaque sac sec.
Quer ver mais? Clique aqui!

Bisous!

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Il était une fois l'impressionnisme


Não conseguiu ver os Impressionistas em São Paulo (como eu)?
Não vai conseguir ver os Impressionistas no Rio?
Você tem uma terceira chance, mas agora em Montréal.
De 13 de outubro a 20 de janeiro de 2013 o Musée des Beaux-Arts de Montréal exibirá a exposição "Il était une fois l'impressionnisme". São 74 obras primas de pintores como Renoir, Degas, Gauguin, Monet, Manet, Pissaro, Sisley, Toulouse-Lautrec entre outros, vindas do Sterling and Francine Clark Art Institute.
Só posso dizer que esta exposição é ultra mega imperdível. Ah se eu estivesse em Montréal. Aposto que as filas não serão tão grandes quanto as do CCBB.



PS: Ainda não havia comentado aqui mas desta vez tenho que tirar o chapéu para o Brasil pois trazer a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade" foi realmente o máximo. E ainda por cima gratuita. Apesar de reclamar das filas fico feliz de ver o povo brasileiro frequentando cada vez mais nossos museus e prestigiando as exposições, ainda que infelizmente muito concentradas apenas no eixo Rio - SP. Mas já é um avanço!

Bisous!