sábado, 25 de fevereiro de 2012

Joyeux Anniversaire!

Salut tout le monde!
Hoje faz exatamente um ano que fui até a agência dos correiros, com o maior cuidado do mundo, postar meu envelopão recheado de papel e mais papel com destino ao BIQ, para assim dar início à essa saga.



Passado 12 meses, meu balanço é:

  • 1 entrevista
  • 1 CSQ
  • 0 roupas compradas*
  • 0 sapatos comprados*
  • 0 acessórios comprados
  • 1 notebook, 1 celular e 1 ipod querendo morrer mas precisando resistir bravamente até sabe-se lá quando (alô, consulado!)
  • 1 blog criado
  • n futuros vizinhos conhecidos (virtualmente. Depois a gente passar isso para o plano real).
  • x horas de pesquisas online
  • y pessoas perguntando: "quando é que você vai mesmo?" "não foi ainda?"
  • alguns programas assistidos com legenda
  • muitos programas assistidos sem legenda (yes! Não que eu entenda 100%, mas um dia eu chego lá)
  • alguns planos feitos
  • outros planos desfeitos
Agora a atitude é Viva La Vida. Ontem pensei: não vou mais me preocupar com esse consulado. Enquanto eles ainda estiverem no "prazo" vou deixar rolar. É melhor só me estressar quando os 15 meses vierem bater na minha porta. 
Pelo menos esta é a atitude da semana. Vamos ver até quando vai durar...

Bisous!

*minto: comprei um vestido para o casamento da minha irmã e uma rasteirinha para ir trabalhar, a qual uso dia sim e dia também, diga-se de passagem.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

L'été à Montréal

Tava à toa na net quando vi este vídeo très mignon mostrando o verão em Montréal. Fiquei com saudades. E aí, como é que faz?



Montreal - Tribute to Live The Language from RK on Vimeo.

Tem como não gostar?

Bisous!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Canadian TV/Télé Canadienne #5: Les Parent

Voltando com minha série sobre programas canadenses, que estava completamente esquecida by the way, hoje é dia de falar de Les Parent.

Produzido pela Radio-Canada (infelizmente o programa não é exibido no Brasil, mas dá pra baixar), Les Parent já está na 4° temporada e mostra o cotidiano de uma família montréalaise, cujos pais, Natalie e Louis-Paul, fazem malabarismo para lidar com os três filhos, Zak (meu favorito), Oli e Thomas.



Desde o primeiro episódio eu me apaixonei por Les Parent. O programa não segue uma linha temporal: são várias sketchs, super leves e engraçadas, mostrando o dia-a-dia da família Parent, as estripulias dos meninos e o jeito às vezes manipulador (ou sábio), às vezes cordato demais, com que os pais lidam com seus três filhos, e tudo isso inserido no contexto de como se passa a vida no Québec.

Toda vez que assisto um episódio fico com uma vontadinha de ter uma família também (logo eu que nunca sonhei com isso. Se rolar, ótimo, se não, levo a vida de outro jeito.) E é impossível não pensar que se um dia eu tiver uma família no Canadá o meu cotidiano poderá ser bem parecido com o cotidiano dos Parent.

Bisous!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Montréal e o censo

Algumas curiosidades sobre o que Montréal oferece para seus habitantes segundo o Montreal Gazette.

"O último censo contou 1.886.481 pessoas morando na ilha de Montréal.


Isto significa que a ilha tem:

40.138 pessoas para cada biblioteca.
78.603 pessoas para cada museu.
29.023 pessoas para cada posto de bombeiros.
29.944 pessoas para cada vereador.
7.960 pessoas para cada clínica médica.
47.162 pessoas para cada CLSC (Centre local de services communautaires ou Centro de saúde comunitário).
1.256 pessoas para cada parque.
445 pessoas para cada hectare de espaço verde.
14.401 pessoas para cada piscina pública.
5.126 pessoas para cada rink de patinação.
3.369 pessoas para cada quilômetro de ciclovia.

Há um policial para cada 407 montrealenses.
As bibliotecas de Montréal possuem 2,33 livros e documentos para cada pessoa."

Acho que ficou faltando nas estatísticas quantas pessoas têm para cada ônibus e metro. Pelo menos eu fiquei curiosa.


Bisous!