domingo, 14 de abril de 2013

Bonjour Montréal!

Bonjour tout le monde!

Agora escrevendo diretamente da minha nova cidade, Montréal.

Esses primeiros dias por aqui foram meio corridos e cansativos. Até tive tempo de escrever antes, mas pra falar a verdade eu tava morrendo de preguiça.  Então, pra matar a curiosidade de alguns, ajudar em possíveis dúvidas de outros e principalmente pra ficar registrado aqui, para que eu possa ler e reler no futuro, aqui vai um resumão do que aconteceu até agora.

Passei a quarta de manhã com minhas irmãs e teve horas que tive que respirar bem fundo porque achava que não ia conseguir. Eu olhava pra elas e me batia uma agonia terrível, sentia dor no peito, sintomas físicos mesmo. Foi bem difícil, eu sou muito ligada à minha família e principalmente às minhas irmãs, somos muito grudadas. Mas eu já sabia que seria assim.

Meu voo saiu de Garulhos na quarta à noite com conexão em Miami pela AA. Na época que comprei a passagem não achei nenhuma promoção e não consegui usar as milhas que eu tinha. Pra ficar mais barato comprei as milhas necessárias para o voo só de ida pela AA (a mais barata que achei) e assim acabei gastando quase a metade do valor que gastaria comprando uma passagem ida e volta ou só de ida (que não sei porque custa mais caro que a de ida e volta). Quis fazer conexão em Miami porque o avião que sai de NY pra Montréal é tão pequeno que a mala de mão não fica com você e é um teco-teco que chega a dar medo! O voo foi tranquilo, tomei um remedinho e dormi quase a viagem toda. Chegando em Miami, para minha total surpresa, fila de mais de duas horas para passar na imigração. E não adiantava falar que você ia perder sua conexão porque eles não tavam nem aí. Cheguei na fila da imigração as 5h30 e meu voo saia as 8h20, com embarque as 7h20. Fui passar no guichet já era 7h40. Ainda tinha que ir até a esteira, pegar as malas, ir para o outro lado do aeroporto, despachar as malas de novo, passar no raio X e chegar no meu portão de embarque que pra minha sorte era um dos últimos! Aí eu saí correndo pelo aeroporto me sentindo como se estivesse no Amazing Race. No fim consegui embarcar e tive ainda a sorte de sentar na janela com duas poltronas vazias do meu lado.

Chegando em Montréal fui tudo super tranquilo. Passei na primeira imigração, na fila dos turistas. Cinco minutinhos de fila e fui atendida. Me pediram passaporte, CRP e CSQ e me falaram para pegar as malas e depois passar pela outra imigração. Peguei as malas, coloquei no carrinho (de graça by the way – em Miami tive que pagar $5.00 pra usar o carrinho) e fui me dirigindo à saída. Quando você entrega o formulário que te pedem pra preencher no avião eles vêem que você é imigrante e te direcionam para outra sala onde você faz o landing propriamente dito. Lá também não havia fila alguma e fui atendida por um oriental muito simpático que conversou comigo metade em francês, metade em inglês, perguntou do meu bairro, falou que morava aqui perto, bla bla bla, me explicou tudo, perguntou quanto eu trazia de dinheiro (não pediu pra ver nada), perguntou o que tinha na mala e quanto valia tudo (a única coisa que ele pediu pra ver foi meu notebook) e só. Ele me encaminhou então pra uma outra salinha onde te dão orientação sobre os serviços oferecidos pelo governo do Québec. A moça me entregou uns folhetos, perguntou se eu tinha feito o SIEL, eu disse que sim, ela perguntou se eu tinha alguma dúvida, falei que não e pronto. A verdade é que eu tava tão cansada que não ia ficar perguntando nada lá pra ela. E acho que eles supõem que quem fez o SIEL já tem todas as informações então não ficam se prolongando muito não.
Saí do aeroporto, peguei um taxi com um haitiano que me perguntou sobre o Ronaldo, só pra variar, cheguei em casa e minha coloc estava me esperando.

Na sexta feira fui tirar os dois documentos principais: a carte soleil da RAMQ e o NAS. Amanheceu nevando. Acho que São Pedro quis que eu visse um pouquinho de neve antes de primavera chegar de vez. Peguei o metro, recarreguei meu OPUS card (se você já tem um, leve contigo porque ele vale por 4 anos), fui até a RAMQ, nenhuma fila, fiz tudo em menos de 15 minutos. Ficou faltando o comprovante de endereço que eu posso mandar via fax em até 45 dias. Mas já dei entrada e está tudo certo. Ah, tem que tirar uma foto lá na hora e pagar $10,30.
Depois fui no Service Canada pra tirar o NAS. Cheguei na hora do almoço e tinha fila de 1h30. L Esperei né! Após uma hora e pouco fui atendida e em menos de 10 minutos saí de lá com meu comprovante. O cartão deve chegar em até 3 semanas.
Depois fui tentar fazer um plano de telefone mas não tinha os documentos que eles queriam e resolvi deixar pra outro dia. Eles queriam meu NAS mas achei melhor arranjar outro documento pra dar no lugar. Fui na Grande Bibliothèque (sou apaixonada por essa biblioteca) e já revalidei minha carteirinha, também sem muitas burocracias. Fiz a demande en ligne para a francisation temps complet e segunda vou lá no Bureau de Francisation levar uma cópia do CRP.

Ontem visitei uma amiga e hoje vou dar uma volta no parque Angrignon, aqui perto de casa, e aproveitar pra comprar umas caixas pra guardar minhas coisas já que o guarda roupa aqui não cabe nem metade do que eu trouxe, e olha que minhas malas nem chegaram nos 32kg hein!

Estou me sentindo muito acolhida aqui. Todos tem sido simpáticos e receptivos. Já recebi vários convites para diferentes programinhas e gostaria de agradecer a atenção e a  recepção de todos que leem esse blog e me enviam pensamentos positivos e são tão solícitos sempre! Vocês são demais! Com certeza espero retribuir um dia e poder ajudar aos que chegarão depois de mim!

E amanhã é dia de resolver mais coisas! Tomara que este sol lindo que está fazendo hoje não vá embora tão cedo!

Bisous!

1. Camiiiiila! Que bom ter notícias suas! =D

Eu acho super emocionantes esses relatos de primeiros dias aí... Muito bom saber que está tudo dando certinho! E a ficha já caiu? Já deu "aquela" sensação de "Uhu! Tou em Montréal e não mais no Brasil caótico!"?

Beijos,
    Lidia.

1. Oi Lidia, daqui a pouco chega a sua vez!!!
      A ficha acho que caiu sim. De repente eu to andando na rua e penso: eu sou residente permanente. E abro um sorrisinho e fico rindo sozinha no meio da rua! E vc chegue logo, o Québec te espera!
      Bjos

2. ah, muito bom os primeiros dias!!!!
    venha pra QC = mas nao venha nas proximas 3 semanas, estou um bicho com o fim da sessao de inverno. Terei TRES DIAS (UAU!) entre a sessao de inverno e a de verao, poderia dar uma passadinha aqui, a capital é muito charmosa :-)

1. Oi Gabi, eu ia adorar voltar pra Québec. Vc tem razão, a capital é mto charmosa. Assim que sobrar um tempinho e uma graninha eu bato por aí. Precisamos tomar nosso café!
      Beijos

2. sim, sim! venha quando a terrivel sessao de inverno terminar! Veja so, domingao e eu mergulhada na fenomenologia hermeneutica de Heidegger ....
      aproveite Montréal!!!

3. Que bom saber que deu tudo certo e que o começo está sendo feliz.

beijinhos

1. Até agora tudo muito certo. E cheia de vontade de passear por Montréal e mostrar essa cidade linda pros próximos que chegarem!
      Bjos

4. Eita correria, nao vejo a hora de inventarem o teletransporte, adoro viajar, mas arrumar malas e ficar nos aeroportos dá uma canseira daquelas, ainda mais qdo seu voo tá quase na hora e vc desesperada na fila, como diz o Galvao, haja coraçao! Pelo menos deu tudo certo, aproveite bastante. Seja bem-vinda!

1. E vc ainda nem sabe... abriram minha mala (não sei onde) e reviraram tudo. Cheguei e dei com a mala sem cadeado com minhas coisas todas mexidas!
      Aeroporto é o ó mesmo!
      Mas já passou :)
      Obrigada!

5. Eeeeee, que legal!!! Bienvenue!!
    Dia que quiser passear no interiorrrr é só falar!!

bjocas
    Erika

1. Obrigada Erika!
      Vc acredita que eu não conheço Laval? Qualquer hora dou um pulo aí no interiorrr pra ver tudo o que ele tem de bom!
      Beijao

6. Camila, que ótimas notícias! Que bom que tudo está dando certo.
    Também vou fazer conexão em Miami, e bom saber que o negócio é demorado lá. Logo logo tô aí, vamos marcar de tomar um chazinho hein!
    Tudo de bom!
    Bjos

7. Oi Paula, pois é, em Miami havia uns 70 guichês e só 5 funcionários! Não sei se isto está sendo rotina ou eu dei azar.
    E nosso chazinho está de pé! Ou uma cervejinha já que vc chega no verão! :)