quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sobre minha conta canadense no HSBC


Resolvi fazer este post pois muitos imigrantes optam por abrir conta no HSBC e achei legal dar minha
contribuição, afinal eu pesquisei sobre este assunto em tantos blogs e agora é hora de retribuir.

Estava muito preocupada com a abertura da conta canadense. Li muitos relatos de pessoas que tiveram vários problemas e demoraram até três meses para conseguir abrir a tal conta. Abri minha conta lá em novembro de 2011. Durante este período nunca tive problemas, mas também não sou uma pessoa que usa muitos serviços bancários. Em janeiro de 2013 fui ao banco para abrir a conta canadense e meu gerente entrou em contato com o IBC (setor responsável pela abertura das contas internacionais) e o IBC me informou que para abrir a conta eu precisaria enviar cópia do meu passaporte e do meu visto. Só que meu passaporte tava no consulado - e lá permaneceu por dois meses, então tive que esperar meu visto chegar para poder abrir a conta. Meu passaporte com o visto chegou dia 07 de março e dia 08 eu fui no banco. Já ciente dos problemas que estavam ocorrendo com outros correntistas, eu liguei para o IBC para tirar toda e qualquer dúvida sobre o preenchimento do formulário (não adianta perguntar para o gerente, pois quem sabe mesmo como deve ser feito é o IBC) e os documentos a serem enviados. 
Quando cheguei no banco eu fiz meu gerente vistar, assinar e datar todas as folhas que deveriam ser enviadas ao IBC. E depois eu conferi tudo pra ter certeza de que não faltava nada. Como minha agência é no interior o malote com meus documentos só chegou no IBC dia 12, terça. Na segunda feira seguinte, dia 18, minha conta estava aberta. Meu Welcome Kit foi enviado para a casa de uma amiga em Montréal e chegou lá dia 25, uma semana depois da conta aberta. Ou seja, em 18 dias todo o processo foi concluído. Com o número do cartão de débito (que chega no Welcome Kit) você consegue ligar no HSBC e cadastrar um telepin e com isso já dá pra acessar o internet banking e fazer transferências. Fiz uma e o dinheiro caiu na conta canadense em poucas horas. O câmbio cobrado foi de 2,077, maior que a cotação oficial de 1,99, mas menor que nas casas de câmbio (cotei em duas e obtive 2,13 em uma e 2,18 na outra). Também consegui ver que emitiram um cartão de crédito canadense com um limite em dólar equivalente ao que tenho no Brasil em reais.

Depois disso tudo só posso dizer: ponto pro HSBC.
Não sou fã de banco nenhum, aliás, detesto bancos em geral, mas apesar do medo de que não desse tempo, tudo correu bem e rápido. Minha sugestão: não deixe nada na mão dos outros. Há gerentes e gerentes. E muitos deles não sabem mesmo qual o processo para abertura de conta internacional. Na dúvida, ligue no IBC, converse com seu contato lá, se oriente. Se for o caso pergunte ao IBC como seu gerente deve proceder e cobre isso dele depois.

Bisous!

4 comentários:

  1. olha, eu nao tenho conta HSBC, tenho bo Banque National e na Caisse (essa em funçao da bolsa do mestrado). E nunca tive problemas, no comecinho minha conta era CIBC e era muito correta tb....

    ResponderExcluir
  2. Espero tb não ter problemas. Fiz a transferência e deu tudo certo. So far, so good. Mas quando eu chegar aí quero abrir conta num banco canadense, não quero depender só do HSBC. To pensando em abrir no Scotia...

    ResponderExcluir
  3. Puxa Ca... acabo de voltar do HSBC, fiquei 2 horas com meu gerente e registrei 3 queixas no SAC porque ninguém consegue resolver os problemas.

    - token não funciona (senhas não entravam, já desisntalei, instalei de novo e agora o token gerado não libera as transferências!)
    - milhas não foram computadas há mais de um mês e não consigo transferir pra cancelar o cartão.
    - perdi o acesso a fatura do cartão de crédito porque a minha irmã saiu da conta e ela era a primeira titular.

    Isso agora, que já tenho conta há um tempão. Que já troquei de agência 3 vezes. Que já tive mil problemas com envio de cartões e registro de senhas. Ia até fazer um outro post pra desabafar lá no frozenbird, mas tô numa correria tão grande que não vai rolar por enquanto. Será que é azar? Como vc vai usar o token no Canadá se ele é vinculado às redes de telefonia brasileiras? Dizem que sem o token não vai dar pra usar o global view. Aff... to ficando doida aqui. :(

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que droga hein Dea. Esse negócio de banco é um saco msm. Eu tive sorte de até agora não ter tido problemas, mas como eu disse, é sorte. E dps eu tb nao sou uma heavy user de serviços bancários.
      Sobre o token, eu não tenho. Meu gerente já tinha me falado, qdo eu abri a conta no Brasil, que o token funciona via telefone, então eu preferi nao ter, pq já imaginava que qdo chegasse no Canadá não ia funcionar. Agora que eu abri a conta canadense recebi a msg que preciso do token. Pedi e eles vão enviar pro meu endereço canadense e enqto não chega eu tenho 30 dias pra acessar a conta sem o token.
      Não sei se essa info te ajudar, mas converse com seu gerente sobre isso.
      Beijos

      Excluir