segunda-feira, 6 de maio de 2013

Um novo chez moi


Bonjour people,

Novidade da semana: achei um apartamento e assinei meu bail ontem! Yes!
Desde que cheguei estava preocupada com isto pois resolvi me mudar dia 1º de julho, o dia da mudança, e tava com medo de não achar nenhum lugar decente se eu deixasse pra mais tarde. Depois de dois fins de semana intensos só focados nisso, depois de ver mil anúncios, ligar para uma centena de pessoas e visitar 12 apartamentos, voilá: consegui achar um lugar não muito caro, não muito minúsculo, com aparência decente, pertinho do metro e uns 15 min. de caminhada do parque Olímpico, perto de supermercado, farmácia, banco, dollarama (eba! hehe), numa rua tranquila e com uma proprietária que não encrencou com a minha condição de recém chegada e desempregada.

Agora já posso me tranquilizar e focar na busca de um emprego. Semana passada fiz uma “formação” do MICC chamada Objectif Intégration, que explica de maneira geral como é a vida aqui, mercado de trabalho, algumas leis trabalhistas etc. Mas é uma formação bem generalista e 85% da informação dada eu já sabia. Agora esta semana tenho um rendez-vous com uma conseillère d’emploi e depois pretendo fazer outra formação de três semanas só focada no mercado de trabalho. E daí espero colher os frutos né!

E com relação à francisação, ainda vou esperar mais uma semana pra dizer com mais certeza, mas até agora não está nada bom. Minha classe é na verdade junto com o nível escrito I e II, que teoricamente é mais forte que o nível 6. Mas na prática cada aluno tem um nível diferente (muito diferente) de francês. Tem gente no nível escrito II que ainda não sabe direito a diferença entre PC, Imparfait e PQP. Muitos alunos ainda não tem vocabulário de base. A professora é muito fraca, ela não explica a teoria, só dá uns exercícios e pronto. Quando alguém não sabe uma palavra, ao invés dela dar a definição em francês, ela dá o sinônimo em inglês. Fora que a aula começa às 17h10 mas ela fica esperando (sem fazer nada, sem dar nenhuma atividade) os alunos que chegam mais tarde, então na prática a aula só começa às 18h20. Estou realmente muito decepcionada com as aulas. Espero que melhore nas próximas semanas se não vou acabar desistindo.
 
E fora isso o que mais posso dizer? Montréal está linda linda linda. É a primeira vez na vida que vivo uma
primavera de verdade, apesar das temperaturas estarem mais para verão (tem feito um calorzão e dias mega ensolarados há mais de uma semana). Ver as árvores renascerem é lindo. Quando cheguei estavam todas secas, sem folha alguma, e agora já estão verdinhas, cada dia mais verdes de suas jovens folhas. É muito
lindo presenciar esta mudança na cidade. Estava andando no bairro no fim de semana e vi vários jardins
com suas tulipas já florescidas. Fiquei olhando com a maior cara de boba feliz do mundo. A mesma cara de tonta que eu faço quando olho escrito no ônibus: Go Canadiens Go! E depois quando entro no ônibus e encontro motoristas super simpáticos que trabalham com um sorriso no rosto.
Montréal Montréal, é difícil não gostar de você!

Bisous!

11 comentários:

  1. Camila,
    Que notícia boa, acho que seremos quase vizinhas então, que bom que as coisas estão dando certo por aí e tomara que esse curso de francês dê uma melhorada.
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, é verdade, vc tava vendo de morar no HOMA né! Que legal!
      Ah, e sobre o curso tenho novidades. Próximo post!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Camila! Que bom que você já conseguiu garantir o seu cantinho! =D

    Eu tou morrendo de medo de não conseguir um lugar decente, pois vamos chegar aí faltando apenas 1 mês para o dia nacional da mudança... Rsrsrs... Só vai ter restado os apês podrinhos! (Espero que não!)

    Fico chateada de ler isso sobre a francização, mas é o que eu já esperava... Poucos são os que dão sorte, como o pessoal do Penso, logo imigro. Vamos ver o que vai se passar comigo...

    Beijos e aproveite bastante essa linda Montréal!
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lidia, fica tranquila. Com certeza ainda restarão bons apês. Talvez vcs tenham que se empenhar um pouquinho mais pra achar um do jeito que vcs querem, mas acharão. E dps, pra um casal é mais fácil pois são 2 pra pagar as contas, então se vcs acharem um que passe um pouquinho do orçamento desejado não é um problema tão grande qto pra quem tem que pagar tudo sozinho!
      E achou um que goste, assina logo e pronto. Não dá pra pensar muito se não sem outro e leva!
      Beijao

      Excluir
  3. Respostas
    1. Gabi, Gabi... acho que terei que desmarcar nosso café! Rain check?

      Vou mudar de curso e agora é de 12h30 as 19h00.
      Afê, tá difícil desse café sair!

      Excluir
  4. Que bom tudo está dando certo.
    Daqui a 21 dias tô chegando, já tá batendo a ansiedade, e o frio na barriga, acabei de me tornar desempregado no Brasil para viver Montreal!!

    Consegui um ap em NDG e fico até agosto, espero encontrar algo legal depois disso.

    Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, com certeza vc encontra. Chegando aqui vc procura com calma e dá tudo certo.
      A ansiedade pega na reta final né! Mas curta bastante aí, relaxe e venha tranquilo. Chegando aqui tudo se encaixa e começa a fluir como se vc já morasse aqui faz tempo.
      Abs

      Excluir
  5. Ei, Camila!

    Eu fico bolada com esse lance da francização tbm! Sem dúvida, uma questão de sorte. Leio muita coisa a respeito, mas só terei minha opinião formada depois que passar pela experiência in loco.

    No mais, fico feliz em saber que já conseguiu seu lugarzinho ao sol.
    Curta bastante o verão québeca. Aliás, acho que este é o melhor período pra imigrar. Assim vc vai se acostumando, vai sentindo aos poucos a mudança de temperatura até o inverno dar o da graça...

    Abração e Boa Sorte!
    Nilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilian,

      Realmente acho que a primavera é o melhor momento pra chegar. Dá pra curtir tudo o que a cidade tem a oferecer e ir se acostumando com o inverno aos poucos, conforme ele for chegando.
      E quanto à francização, acho que é questão de sorte. Tem escolas boas e não tão boas, professores empenhados e outros nem tanto e tem turmas esforçadas e outras que fazem meio que pro obrigação, mesmo que não seja uma obrigação.
      O jeito é tentar mudar se vc não estiver satisfeito.

      Mais c'est comme ça... on doit s'ajuster!
      Bisous

      Excluir
  6. Ah, Camille, Camille, c'est ça que j'adore! Vc feliz, gostando, curtindo... f-se, se o curso nao agregar nada e vc nao precisa, desiste dessa francisacao ai e pronto.
    Vc conseguiu ver uma nevinha e agora curte a primavera. Eh o universo te dando boas vindas... adoro!

    ResponderExcluir