terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma nova francisation

Conforme eu já tinha escrito neste post, tentei a francisation à temps complet mas devido à demora para o início das aulas (só fim de agosto) acabei me inscrevendo numa outra francisation à temps partiel. Só que o pessoal do Bureau de Francisation não sabia disso e me mandaram, há mais ou menos duas semanas, um email marcando um rendez-vous para uma évaluation linguistique, para que eles pudessem avaliar meu nível para eu começar na próxima turma. A avaliação era hoje. Como eu sabia que as aulas começaram semana passada, desencanei de ir porque imaginei que não ia rolar de começar na sessão de primavera mesmo. Ontem liguei no MICC pra cancelar o rendez-vous, pois achava que como já estava na outra francisation não poderia fazer as duas. Além disso as aulas só começariam no fim de agosto, e até lá eu já quero estar trabalhando e não teria tempo de estudar o dia todo. Ao ligar lá o atendente me disse que a francisation do Centre St-Paul não me impedia de fazer a do MICC (pois eu não fui direcionada para lá pelo MICC, e sim por conta própria) e sendo assim eu resolvi manter o rv. Pensei que na pior das hipóteses se eu não tivesse emprego até agosto, eu ia fazer a francisation integral e melhorar mais meu francês e poderia  ainda contar com a bolsa, coisa que seria de grande valia nesse caso. Pois bem, fui lá no Bureau fazer a avaliação e para minha total surpresa meu avaliador conseguiu uma vaga pra mim, pra começar amanhã, no Cégep du Vieux-Montréal, de 12h30 as 19h. Tempo integral e com bolsa!


Fiquei muito feliz e satisfeita, pois isso era o que eu queria desde o início. E ainda mais depois de ler o relato sobre a francisation do pessoal do Penso, Logo Imigro com ótimas recomendações do curso do CVM.
Depois fiquei pensando que se eu estivesse no Brasil, provavelmente não iria ligar pra desmarcar o rv. Simplesmente não iria aparecer e pronto. Mas aqui eu me empenho mais em fazer tudo certinho. Liguei, fiquei mais de 10 minutos na linha esperando pra conseguir falar com alguém, estava ao ponto de desligar o telefone (só não o fiz pois tinha minutos sobrando) e o atendente fez tantas perguntas e explicou como funciona o sistema que acabei mantendo o rv. Se não tivesse ligado eu não teria ido hoje e amanhã seria outra pessoa começando as aulas no CVM no meu lugar.
Ponto pro MICC.
E um pontinho bem pequenininho pra mim também, que sempre lembrarei dessa estória quando encontrar algum empecilho no meu novo caminho aqui. Um "não" às vezes pode se transformar em um "sim".

Agora deixa eu ir correr no parque aproveitar meu "dia de folga".
Bisous!

8 comentários:

  1. u-hu!!!! o prédio da francisaçao fica na outra unidade, na rua do lado! Service de formation aux entreprises. 2040, avenue Hôtel-de-Ville Montréal
    (é onde ha os AECs!). Mas vc podera usar as dependências do CVM! :-)

    bonne chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Gabi... a turma que eu peguei é bem animada. Já me colocaram a par de quase tudo...

      Excluir
  2. É verdade, às vezes temos que mudar nosso jeito para ter mais sucesso nas pequenas coisas :) Muito legal ler a tua evolução por aí! beijos, Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ana. Pois é, temos que nos adaptar ao jeito que as coisas funcionam por aqui. E nunca desistir!
      Bjo

      Excluir
  3. Nossa, isso que eu chamo de providencial!
    Parabéns, nada como acreditar. Como diz uma amiga "o não você já tem, o que vier é lucro".
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Providencial mesmo. Agora é focar bastante na melhora de francês pra ver se o emprego chega mais rápido!
      Bjos

      Excluir
  4. Oi Ca!

    Quase não entro mais nos blogs, não dá tempo de nada, mas queria saber por onde andava... por falar nisso, vc esqueceu de mudar aqui:

    Atualmente em: -23.2656974,-47.2991249
    Futuramente em: 45.545447,-73.651203

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Ai sim, profissionalismo e curso bom como vc merece! Adorei o nome do blog dos seus conhecidos. Estou comecando a achar q eu devia ter pensado tb kkk.
    duvido que um dia vc se arrependa de ter migrado, du-vi-do!

    ResponderExcluir