sexta-feira, 24 de maio de 2013

Petit a petit

Olá queridos leitores,

A vida aqui anda corrida. Tão corrida que estou bem ausente da blogosfera ultimamente. Não dá tempo.
Mas hoje resolvi separar uma horinha para por o blog em dia. E resolvi fazer tópicos pra ficar mais fácil.

Francisation:
Depois de duas semanas de francisation em tempo integral acho que já posso falar com mais propriedade sobre a aula: acho a aula boa, mas não é para o meu nível. Tudo o que vi até agora (e tudo o que está no programa do curso) eu já aprendi faz tempo. A verdade é que o nível 3 corresponde ao intermediário avançado e eu estou no avançado. Então eu acabo bocejando a aula inteira. Mas resolvi que vou ficar lá até o fim: sempre se aprende algo novo e nesse momento é melhor estudar nem que seja um pouco do que ficar em casa sem fazer nada.
Segundo informação que recebi do MICC eu não posso fazer francês escrito ou os outros cursos de francês especializados, como francês para negócios por exemplo, se não fizer antes o nível 3 do geral.
Não me entendam mal, o curso é bom, só não é o adequado para mim. Acho que pra quem chega com nível básico ou intermediário o curso é excelente. Mas se você já chegou no B2 do DELF, você vai achar a francisation fraca. Por isso, para os que ainda virão e já falam mais ou menos, nem fiquem contando com ela pra melhorar o francês. Procurem uma escola que ofereça um nível avançado ou estudem por conta. Algo que fiz muito no Brasil enquanto esperava e está me ajudando demais aqui é ler e assistir tv quebeca. Acho que ver tv às vezes pode valer mais a pena do que fazer milhões de exercícios. Tudo depende do que você quer aperfeiçoar. O bom da tv é treinar o ouvido e ir se familiarizando com seu novo país.
Só lembrando que essa é a minha experiência. Cada um tem a sua e elas podem ser muito diferentes.

Emploi:
Ainda não comecei de verdade a procurar emprego aqui. Está faltando tempo pra me dedicar a isso. Porque procurar emprego aqui exige muita dedicação. Mas sobre isso falarei mais tarde. Até agora o que posso dizer é que essa semana tive meu primeiro rendez-vous com minha conseillère en emploi, serviço gratuito (parece que dependendo do caso o governo até paga uma ajudinha de custo pro candidato) oferecido por vários órgãos governamentais e centros de ajuda aos imigrantes. Eu estou fazendo no Hirondelle, por recomendação de dois amigos. O primeiro rendez-vous foi mais administrativo mas a partir de agora terei encontros periódicos que espero sejam de grande utilidade para que eu consiga meu primeiro emprego em terras canadenses. À suivre...

STM:
Pra quem não sabe, STM é a companhia responsável pelo transporte público de Montréal. Na verdade eu não sei se o tópico deveria se chamar "STM" ou "Motoristas de ônibus". Só porque no meu penúltimo post eu elogiei os motoristas agora eu tenho que vir aqui falar mal. Estou impressionada com o que ando visto ultimamente: pessoas paradas no ponto esperando o ônibus e o motorista fingindo que não vê e não pára. Já vi isso acontecer três vezes na última semana. E na boa, eu tenho certeza que o motorista viu, porque as pessoas (em cada situação havia uma pessoa sozinha) acenaram, correram atrás do ônibus, gritaram e mesmo assim o motorista não parou, seguiu em frente como se nada estivesse acontecendo. Em dois dos casos alguns passageiros chegaram a falar em voz alta que havia gente no ponto, mas nada...
Além disso, vire a mexe o ônibus simplesmente não passa. Aconteceu comigo duas vezes essa semana.
Já sabia que a STM não é 100% confiável, pois da outra vez que morei em Montréal cansei de ficar esperando ônibus que nunca passou. Mas geralmente eram os ônibus noturnos.
Conclusão: sábia decisão minha de ir morar pertinho do metro, este também que vira e mexe tem suas panes, mas melhor esperar em um lugar fechado do que no meio da rua enquanto faz -20ºC.


E enquanto os dias passam eu vou conhecendo mais gente e mais de Montréal. Mais de seus jardins lindos, seus parques cheios de vida, suas lojinhas descoladas, seus restaurantes gourmets (ou pas), seus eventos gratuitos, seus habitantes estranhos. Cada dia descobrindo um pouquinho mais da minha nova cidade.

Bisous!

10 comentários:

  1. Oi Camila!

    Coisa boa ler bastante novidades tuas! Nossa, não esperava isso dos motoristas de onibus.. acho que o único lugar que não tem erro é na Alemanha hehehe Bos sorte por aí e continue postando! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não vou generalizar. Alguns motoristas são mto simpáticos e prestativos... mas toda regra tem a sua excessão. Eu acho bom falar pois assim o povo não fica achando que aqui tudo é perfeito e quando chega acaba se decepcionando. Gente mal humorada e de mal com a vida tem em todo o lugar!
      Beijos

      Excluir
    2. Com certeza mau-humor e rabugentice não tem relação com nacionalidade não!

      Excluir
  2. Po, os cara sacaneia ai tb é? Que coisa.. realmente metrô é muito mais confiável e no verão... bike! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca pra comprar minha bike. Só to com um probleminha de sedentarismo... acho que no começo vai ser meio difícil, mas to pronta pro desafio hehe.

      Excluir
  3. Poxa, fiquei desapontada com essa atitude dos motoristas. Fala de respeito nível mil.

    bisous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Eu não entendo o porque dessas atitudes, mas não é sempre. São alguns casos particulares. Infelizmente trabalhadores relapsos existem em todos os lugares do planeta!
      Bjos

      Excluir
  4. Já aconteceu do motorista me dar esse chapéu tbm mas na sequência passou outro ônibus com o mesmo número e então eu supus que ele sabia q vinha outro atrás e passou batido por isso... será q foi só sorte minha daquela vez?
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, acho que no seu caso foi pq tava vindo outro ônibus atrás. Mas aqui eu bem sei que não tinha outro ônibus vindo não. É uma rota que passa de 25 em 25 min e fds de 40 em 40. Bom, anyway... espero que pelo menos qdo chegar o inverno isso não aconteça!
      Bjos

      Excluir
  5. ah, nunca passei perrengue desse tipo, mas uma vez resolvi andar ao invés de esperar o busao e estava nada mais, nada menos do que -20 ... dai depois de 30minutos andando eu comecei a me sentir totalmente congelada (e nada do busao chegar, era desses que passam aos 45 minutos) ... o santo McDonalds salvou minha vida .... e eu aprendi a ficar quietinha no abribus e nao arriscar uma longa caminhada em pleno inverno .....

    ResponderExcluir