quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Écofrais

Écofrais? Frais?
Sim, frais!
Mais uma novidade na hora de passar no caixa no Québec. Desde segunda-feira uma nova taxa será adicionada ao preço dos produtos eletrônicos no Québec. É a écofrais. Funciona mais ou menos assim: cada tipo de produto terá um valor fixo que será pago a mais (não é um imposto, é uma taxa). Esse dinheiro será direcionado à reciclagem dos mesmos quando chegar a hora do seu descarte. O valor da taxa, que varia entre 0,10 $ (celulares e pagers) e 42,50 $ (televisores acima de 29") foi estipulado levando-se em conta o preço do produto e sua dificuldade de reciclagem. Para entender melhor clique aqui.

Acho de extrema importância que se recicle ou seja dado o devido tratamento para toda essa parafernália eletrônica que temos hoje em dia e que só faz crescer. E nada mais justo que nós próprios consumidores paguemos por isso. Mas... depois de ver tantos escândalos ultimamente fico me perguntando se esse dinheiro chegará mesmo ao seu destino final ou vai acontecer que nem aqui com a tal da CPMF (lembram?) que era pra ser destinada à saúde. Enfim, quero acreditar que a máfia italiana e seus amiguinhos corruptos que estão no poder ainda se contentam apenas com o setor da construção.
É claro que a minha cabeça, acostumada à tanta sacanagem durante anos, pensa primeiro na corrupção. Mas o que eu achei interessante foram os comentários dos leitores. Em geral eu sempre leio os comentários. Acho que podemos aprender muito sobre como funciona uma sociedade, como a maioria das pessoas pensa, para que lado a balança pende mais, se o povo é mais direita ou esquerda, se está feliz com o governo ou não, etc. E nesse caso o que eu vi foi que a maioria das pessoas não gostou nada nada dessa taxa nova. É gente, o povo tá preocupado com a economia do Québec. Muitos reclamam que os impostos lá já são os mais caros da América do Norte e muita gente anda indo para outras províncias ou até mesmo para os Estados Unidos fazer suas compras. Menos compras no Québec, menos arrecadação de imposto pro governo, menor giro da economia, queda nas vendas, demissões, perda do poder de compra e por aí vai. Eu particularmente acho meio exagerado esse ponto de vista, mas no fundo o que o povo tá querendo dizer é que o mar já não está pra peixe e eles estão com medo de que as coisas só piorem. O mercado está mega receoso com o governo pequista, muitos boatos surgindo, empresas falando em deixar a província, incertezas e mais incertezas no ar.
A única certeza que eu tenho é que economizar é preciso. Aqui ou acolá a vida não tá barata não!

Bisous!




4 comentários:

  1. Olha, eu confesso que sou bastante preocupada com o meio ambiente e acho que deve rolar uma atenção especial aos produtos mais difíceis de reciclar, sim. Hoje em dia as pessoas trocam de celular como trocam de roupa e ô aparelhinho que deixa lixo no planeta! É claro que para fazer isso de maneira organizada e sistemática é preciso dinheiro... De onde vai vir esse dinheiro? Das mesmas pessoas que trocam de celular (e outros aparelhos eletrônicos) todo ano, oras... Acho que é a única saída. Infelizmente o planeta não aguenta mais e temos que arcar com as consequências dos nossos atos... :(

    (Eu sou do time daqueles que acham que ninguém precisa comprar o tando de coisa que compra...)

    Obviamente, gatos escaldados que somos, já pensamos logo em desvio de verba. O Québec, dentro do Canadá, tem a má fama de ser a província mais corrupta e para quem está fugindo da corrupção generalizada do Brasil bate um medinho mesmo. Como você disse, vamos torcer para a máfia italiana ficar só na construção e se manter bem longe do meio-ambiente!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lidia, eu tb acho que quem usa é que tem quer arcar com os custos do descarte tb. E na verdade eu acho é que o povo deveria usar por mais tempo os eletrônicos que compram, afinal não há necessidade de se trocar de celular, ipod, note e afins todo o ano. Mas já que a galera não toma consciência, pelo menos que pague!

      Bjao

      Excluir
  2. Oi querida! Gostei de ver que você voltou com tudo ao blog! Adoro ler seus textos!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada flor! Passe mais vezes por aqui! E venha esse fds pra cá. To com saudades!

      Excluir