quinta-feira, 26 de abril de 2012

O certo virou o errado?


Todos os dias, há semanas, quando abro meu computador a primeira coisa que eu vejo são as manifestações estudantis contra a alta das taxas escolares no Québec, as frais de scolarités.

Explicando bem resumidamente, grande parte da educação no Canadá é pública. A educação é custeada (sua maior parte) pelos impostos pagos pelos cidadãos. Mas mesmo a educação pública não é totalmente gratuita: os estudantes pagam um valor anual (muito mais baixo do que qualquer mensalidade de faculdade no Brasil, mas mesmo assim, um valor considerável). Há uns três meses o governo resolveu aumentar em 30% esse valor, aumentando a taxa  em 1625 dólares em cinco anos ou 325 dólares por ano. 


Desde então milhares de estudantes da província estão em greve, contra a alta da taxa e exigindo do governo ouvir suas reivindicações. Há semanas os estudantes têm realizado passeatas e protestos, no início pacíficas mas que aos poucos tem se transformado em sinônimo de confusão e quebra-quebra.

Acho super válido que os estudantes lutem pelo que acreditam, que corram atrás de seus direitos, que manifestem-se e não abaixem a cabeça para tudo o que o governo propõe. Mas pacificamente. Sou totalmente a favor de manifestações pacíficas, ordenadas e com um propósito justo.  Porém quando as manifestações começam a virar bagunça e geram uma onde de violência, aí começo a ficar preocupada. Primeiro que violência só gera violência. Segundo que a baderna, o quebra-quebra, a depredação, a desordem faz com que os estudantes sejam vistos como marginais e percam sua razão de protestar. Os estudante agridem de um lado, os policiais agridem do outro e a violência vai se alastrando pelo centro da cidade. Sei que a grande maioria dos estudantes não concorda com essa barbárie toda, mas infelizmente a imagem que tem ficado disso tudo é a do caos. 

Fico me perguntando se o certo virou o errado ou se eles ainda tem razão...

Bisous!

3 comentários:

  1. Oi Camila,

    Ontem quando fomos fazer nossos documentos, nos deparamos com uma passeata enorme aqui em Montréal, essa pelo menos estava bem organizada e tinha policiais acompanhando. Essa greve já dura 2 meses e não tem previsão para acabar, o governo daqui é osso duro de roer, apesar de ter cedido a negociações.
    bjo
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado a greve pelos jornais desde o começo. Pelo visto o governo está irredutível e as negociações não caminham. De uns tempos tenho visto que vira e mexe as passeatas terminam em violência. Pra quem tá de fora é difícil dizer se são os policiais ou os estudantes que iniciam a "bagunça"... a gnt tem que se contentar com o que é mostrado na imprensa. Só espero que o governo abra espaço para diálogo e a greve termine o quanto antes, e que os estudantes consigam enfim o que tanto almejam.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. penso como você .... quando usamos a violência, perdemos a razao e acabamos nos desacreditando. A sociedade esta ficando cansada e o movimento vai perdendo apoio popular ...

    ResponderExcluir