quinta-feira, 15 de março de 2012

Viajando #7: Uruguay

Oi pessoas!

Depois das notícias animadoras dos últimos dias a vontade de escrever no blog anda nas alturas #not. Mas como a vida segue mesmo a despeito do consulado, sigo eu também começando a planejar minhas próximas férias, o que me fez lembrar que abandonei a série de viagens do blog. Então, pra dar uma animada e lembrar que “a vida é feita de momentos felizes e recordações bonitas” vou falar um pouquinho hoje da minha viagem pro Uruguai.

Fui pra Montevideo sem saber o que esperar da cidade. Geralmente antes de sair de casa pra ir pra qualquer canto eu antes dou uma pesquisada básica do que o lugar tem pra me oferecer. Chegando lá me surpreendi: achei a cidade bem bonitinha e com potencial para ser muito mais do que hoje é (economicamente falando). Adorei a orla, os edifícios históricos e o sorvete de doce de leite.
Pesquisando depois, descobri que a capital uruguaia é a cidade Sul-Americana com maior qualidade de vida e está entre as 30 mais seguras do mundo. Ponto pra eles!

Vista do mercado e parte do centro a partir do porto - Montevideo

Passeando brevemente por lá pude conhecer um pouco do centro histórico, o mercado municipal, o Palacio Legislativo, a orla às margens do Rio da Prata, algumas praças e o Estadio Centenario.
A ciudad vieja é onde está concentrada a maioria das atrações turísticas da cidade: na Praça da Independência está a famosa estátua do General Artigas e Puerta de la Ciudadela, antiga porta de entrada da cidade, resquício da época em que ela era murada para se proteger de invasores. Coladinho nessa mesma praça encontra-se o Teatro Solís, o terceiro teatro mais antigo da América do Sul. E do lado oposto está o Palacio Salvo, construído em 1928 e um dos edifícios ícones de Montevideo.

Praça da Independência com o Palacio Salvo ao fundo
Puerta de la Ciudadela

Pertinho da Praça da Independência está o Mercado ou Rambla del Puerto, onde é possível saborear um belo asado ou uma suculenta parilla em seus inúmeros restaurantes, enquanto se observa o vai e vem agitado das pessoas nesse galpão do século XIX, que antigamente servia como estação de trem.

O Palacio Legislativo é outro imponente edifício da capital uruguaia. Construído com mais de 50 tipos diferentes de mármore, dizem ser um dos orgulhos da cidade. É possível realizar visitas guiadas dentro do Palacio, que foi inaugurado em 1925, por obra do italiano Gaetano Moretti. Infelizmente eu não tive tempo de entrar, mas mesmo observando só por fora diria que vale a pena a visita.

Fachada do Palacio Legislativo

Pra quem não é chegado muito em história o Uruguai reserva também outros atrativos. Uma das cidades mais badaladas do país (ou a mais badalada) é Punta del Este. Pra quem curte praias, noitadas e cassinos, prato cheio. Mesmo não fazendo o meu perfil eu fui conhecer. O que mais gostei em Punta foi um prédio bem afastado do centro chamado Casapueblo (na verdade ela fica em Punta Ballena). Lembram dos versos de Vinícius: “Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”? Pois é, dizem que a tal casa da música é a Casapueblo. O artista uruguaio Carlos Paez Vilaró a construiu para ser sua casa de verão e hoje em dia ela se transformou em um museu e galeria de arte, e ao lado um hotel e restaurante. Não tem como não se encantar com sua arquitetura, sua localização às margens do Rio da Prata, as obras de Vilaró e toda a tranqüilidade do lugar. Pra mim que não tenho yacht, foi o melhor de Punta com certeza.

Vista do Rio da Prata de dentro da Casapueblo
"mas era feita com muito esmero" - sábias palavras

Apesar de ser considerada um balneário de luxo e uma das praias mais famosas do mundo, achei a coisa toda lá bem parecida com o litoral paulista, tirando é claro os irritantes vendedores ambulantes que eu odeio. Nenhuma beleza de ofuscar os olhos e nenhum must-see. A verdade é que eu não sou muito de praia e quando se junta praia com gente metida à besta no mesmo lugar, aí não é pra mim mesmo.

Marina em Punta del Este

Depois de Punta del Este segui viagem por águas brasileiras e não deu pra conhecer mais nada no Uruguai. Enquanto escrevia o post dei uma pesquisadinha pra relembrar os nomes de alguns lugares e tal e deu vontade de voltar à Montevideo, com mais tempo, pra poder ver melhor o que ficou por ser visto, saborear o que não foi saboreado, conversar com um nativo, conhecer melhor o país, sua história, sua gente. E acho que se dá vontade de voltar é porque foi bom.

Ah, quanto à Punta del Este, hum... não, não deu vontade de voltar. Não que tenha sido ruim, pelo contrário. Mas uma vez foi de bom tamanho.

Bisous!

Um comentário:

  1. Eu não conheço o Uruguai, mas tenho vontade, porque é aqui do lado, a passagem é mais barata do que ir pra SP e RJ hehehe Montevideo parece lindíssima :)

    bom findi!
    Abraços.

    ResponderExcluir