terça-feira, 27 de março de 2012

Eu e o futebol

Hoje não vou nem falar no nome daquele país lá de cima. O post de hoje é exclusivamente sobre a minha relação com o esporte nacional favorito.

Às vezes eu acho que nasci no país errado. Eu não gosto de samba, sertanejo nem pensar, micareta e carnaval então, nem que a vaca tussa, não sou muito fã de praia, não curto muito o calor, odeio feijoada, detesto gritaria, confusão, muvuca, mas como toda regra tem sua exceção, eu adoro futebol. Bem, eu poderia dizer que o futebol foi inventado na Inglaterra and so on, mas vou tentar ser menos chata e dar a braço a torcer que eu tenho sim uma certa quantidade de sangue brasileiro correndo nas minhas veias.

Tudo começou quando eu era um serzinho bem pequeno e meu papis me deu uma camisa do Palmeiras de presente. Não consigo me lembrar bem quando eu me tornei palmeirense mas com certeza sei que foi por influência do meu pai. Olhando pra trás o que eu me lembro é que o Palmeiras estava numa fila gigante de dar pena (16 anos sem um título) e aí até que enfim em 1993 ganhou o Paulista com o time que tinha Evair, Zinho, Edilson, comandados pelo Luxemburgo. Lembro que depois disso eu comecei a me envolver mais com o futebol, assistir mais aos jogos (eu via o Cartão Verde, que passava na Cultura domingo a noite, com o Juca e o Trajano – ai como eu to velha!) mas eu ainda era meio criança e às vezes preferia brincar com as minhas Barbies.

Foi só na Copa de 98 que eu comecei a me interessar de verdade pelo futebol. Assisti a quase todos os jogos, e depois assistia as mesas redondas. Eu não perdia nada. Tenho guardada as minhas tabelinhas até hoje. E foi nessa Copa que eu conheci Paolo Maldini, um dos melhores laterais esquerdos de todos os tempos. Confesso que o que primeiro me chamou a atenção nele foram os olhos azuis, mas depois de vê-lo em campo e conhecer sua trajetória eu virei sua fã. E foi assim que eu conheci o Milan, time no qual ele construiu toda sua carreira. Eu e o Milan, foi um coup de foudre. Não sei explicar mas eu virei rossonera assim que vi o Milan. Nem o fato do time pertencer ao Silvio Berlusconi me fez mudar de idéia. Foi amor e ponto. O Milan tinha me ganhado. Eu pintava as unhas de preto e vermelho, acordava todo domingo de manhã pra ver a Serie A, não perdia um jogo da Champions, Coppa Italia, o que fosse. E não era só o Milan, eu comecei a assistir todos os campeonatos europeus que a ESPN transmitia. Era um deleite para mim. Só que a pessoa tem que estudar, trabalhar e não pode ficar só vendo televisão. Então eu gravava os jogos que não podia assistir. Eu gravava e me desplugava do mundo. Não abria internet, não conversava com ninguém que tivesse tido acesso ao jogo, não via jornal, nada, enquanto eu não pudesse chegar em casa e assistir a minha gravação. Eu achava que era louca, até que um dia vi um filme em que o personagem, louco pelo Boston Red Sox fazia a mesma coisa (eu sabia que não era a única, hahaha).

Aí num belo dia minha mãe me liga e diz que tinha visto uma promoção do Mentos que ia dar uma viagem pra Milão pra conhecer o Milan. Na época havia 5 jogadores brasileiros no time: Rivaldo, Roque Jr, Serginho, Dida e Leonardo, e o Kaká e Cafu foram contratados logo que a promoção foi lançada. Eu enlouqueci. Eu tinha que ganhar essa promoção à qualquer custo. Comecei a chupar Mentos que nem doida. Eu pedia pra todo mundo guardar as embalagens pra mim. Eu até catava embalagem jogada no meio da rua. Mandei minhas cartinhas (sim gente, na época tinha que mandar cartinha, não era essa de mensagem de texto não – ai, como eu to velha  #2) e fiquei rezando esperando os sorteios. No dia do primeiro sorteio eu fiquei pensando nisso o dia todo e quando saiu o resultado e não era eu, fiquei tão p., xinguei até! Aí passou, e continuei mandando minhas cartinhas. Um outro belíssimo dia estava eu na biblioteca quando meu celular toca e um cara me diz que eu tinha sido sorteada. Eu não acreditava. Eu tremia toda. Eu achava que era trote. Mas eu sabia que aquele dia era dia de sorteio. Aí fiz o cara descrever a minha carta, falar todos os meus dados e tal até eu acreditar que era verdade, que eu tinha ganhado uma viagem pra Milão pra ver o Milan!

O relato da viagem fica para um outro post. O que posso dizer é que foi maravilhoso. Fui no San Siro assistir Milan x Lazio na área vip, com direito a conhecer o estádio por dentro, passar pelo túnel minutos antes da partida, ir ao gramado e no fim do jogo esperar os jogadores no estacionamento. No dia seguinte fui em Milanello, o CT do Milan, conheci vários jogadores, tietei, tirei foto, pedi autógrafo e tudo mais o que tinha direito. E três dias depois ainda voltei no estádio pra ver o Milan de novo, dessa vez pela Champions League e dessa vez no meio da galera (muito melhor! Essa área vip é um saco, não pode gritar, não pode xingar, é tudo muito comportado pro meu padrão).

Passados quase 9 anos continuo apaixonada pelo Milan. É lógico que hoje em dia não dá mais pra ver todos os jogos como antes, eu não gravo mais as partidas (porque não dá tempo de ver depois) mas assisto sempre que dá. Eu continuo pirando com as estúpidas contratações do time, com o número de jogadores no departamento médico, com o Galliani e o Berlusconi a frente do time. Mas fazer o que? Ninguém manda no coração.

Agora minha próxima meta futebolística é assistir uma final de Champions ao vivo, ou uma Copa do Mundo, o que vier primeiro tá valendo. E, FYI eu sou totalmente contra a Copa do Mundo no Brasil (e as Olimpíadas também).

Quanto ao Palmeiras, continuo palmeirense, firme e forte. Confesso que assisto menos aos jogos do Palmeiras, mas não deixo de torcer. É como se o Palmeiras fosse o Brasil e o Milan o Québec. Um está na minha vida desde que nasci e o outro foi adotado depois. Mas ambos fazem parte da minha vida e tem um lugar especial no meu coração.

Moral da historia:
Eu tinha um sonho. Eu acreditei e realizei meu sonho. Agora os sonhos são outros mas a vontade de realizá-los não mudou. Vou continuar lutando e acreditando e cedo ou tarde eles se tornarão realidade.

Bisous!

PS: Amanhã tem Milan x Barcelona pelas quartas da Champions. Thiago Silva tá lesionado. Eu sei o que me espera. Mas eu sou brasileira e não desisto nunca, hahahaha.

6 comentários:

  1. Olha só... quem pudia imaginar, apenas conhecendo seu perfil pelo blog, q existia essa paixão. Estou surpreso! Mas no final vc não resistiu e falou "daquele lugar lá em cima"... ahahahaha! Legal! Eu sou santista (graças à Deus!) mas tenho até um carinho pelo Porco (afinal é freguês... rs). Conte um dia mais detalhes sobre essa visita à Milão. Nunca conheci ninguém q tivesse ganhado uma promoção dessas... estou surpreso x 2!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes santista que corintiano!!! hahaha
      Agora e se eu te contar que no ano seguinte teve outra promoção da msm empresa e eu ganhei de novo??? Só que o prêmio foi uma caixa enorme de mentos!
      Acho que ninguém mais participava a não ser eu! haha

      Excluir
  2. Também estou curiosa para saber da viagem a Milão! Achei o máximo vc ganhar este sorteio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer dia eu conto aqui como foi. Com certeza uma experiência que nunca esquecerei.

      Excluir
  3. O que quer que tenha te feito escrever essa caralhada aí, eu não compreendo. Mas passei de visita. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Puxa Camila , achei seu blog fantástico,mas o seu gosto futebolístico...NÃO.
    Sou mais um no Bando de Loucossss.
    Vai Corinthians, não sei como vai ser no Quebec???

    Camila tenha uma ótima viagem no dia 10 de abril e por favor continue postanto !!
    Abraços
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir