terça-feira, 17 de janeiro de 2012

10 coisas que eu odeio em você.

Ando vendo muito gente por aí se lamuriando com a demora do consulado para com nossos vistos. Então, pra aliviar um pouquinho o stress e segurar a ansiedade, resolvi pensar em tudo de ruim que tem no Canadá. Todas as coisas que existem por lá (ou não existem) que me desagradam. Coisas que eu gostaria que fossem diferentes. Achei até que não fosse conseguir 10 itens para o post. Mas não é que depois do terceiro a coisa começou a fluir... tive até que me segurar pra não aumentar a lista... então vamos à ela:

1. Placas de estacionamento
Pra mim as placas de estacionamento de Montréal (ou do Canadá inteiro, vai saber) são completamente indecodificáveis. Talvez um dia, após tirar minha carta de motorista canadense, eu venha a entendê-las. Porém enquanto isso não acontecer vou continuar me sentindo uma das pessoas mais burras do planeta toda vez que tiver que saber se pode ou não pode estacionar em determinado lugar.

2. Petiscos
Essa realmente me deixa de mau humor. Você quer sair com os amigos, beber uma cerveja gelada, por o papo em dia e claro, beliscar coisinhas gordas, nada saudáveis, calóricas e muuuuuito apetitosas. Mas cadê que é fácil achar um bar que sirva essas porções maravilhosas que nós estamos acostumados a comer aqui quando sentamos na mesa de um bar pra tomar nosso choppinho. Cadê o pastel? O provolone à milanesa? A bolinha de queijo? A isca de peixe? A calabresa? A mandioca frita? A picanha na chapa? O camarãozinho? Nem batata frita meu amigo... no máximo vc vai conseguir uma poutine (que na minha opinião perde feio pra uma porção de batatas sequinhas e crocantes). Mas é a vida né. Se a cerveja tiver gelada e não for Bud light, já é alguma coisa.

3. Banana
Ainda no tópico comida, vou ter que falar da banana. Eu adoro banana. Tem tanta fruta "chique" nesse mundo, mas minha favorita é a banana. Banana é tudo de bom. Dá pra fazer de mil jeitos, quente, fria, assada, frita, com canela, com aveia, na torta, à milanesa... adoro banana. Isso sem falar que é uma das frutas que mais saciam o apetite e é super prática: não precisa de faca pra descascar, não precisa lavar, não precisa cortar, colocar em tupperware e o diabo. É simples e gostosa.
Mas essa é a banana que eu compro aqui vizinho de casa ou a que dá no meu quintal. Já comeu a banana que é vendida lá no Québec? Verde, sem gosto, sem graça, uma casca dura do caramba, uma decepção!
Pelo visto vou ter que começar a gostar de blueberries.

4. Verglas
Nesse tópico talvez haja alguém que concorde comigo. A neve é linda. Branca, fofinha, gotosa! Mas o e verglas? Gente, o que é isso? É praticamente uma cidade inteira transformada em pista de patinação. Serve para os amigos apostarem entre si quem tomará menos capotes durante o inverno. E pra mais nada.

5. Pagar para receber ligações
Não sei se isso é uma coisa somente canadense ou é prática comum no resto do mundo também, mas pagar pra receber ligação (ou mensagens) é o ó. Por isso atenção: não dê seu número a estranhos. Vai que um mala xarope resolve encarnar em você? Além de irritada você vai ficar pobrinha.

6. Gorjetas
Confesso não ser uma pessoa tip-friendly. Dou gorjeta sim quando sou bem atendida e quando acho que o serviço prestado mereceu. Mas dar gorjeta para tudo e para todos me enche. Se é num restaurante, o garçom ficou pelo menos uma hora atendendo a mesa, soube explicar o cardápio, foi simpático, não errou o pedido, etc, dou gorjeta com prazer. Agora, ir num bar, pedir uma cerveja pra uma piriguete com os peitos de fora, que não fez nada mais do que pegar a garrafa do ponto A e colocar no ponto B e ainda ter que dar gorjeta?
A última frase foi censurada pela autora.

7. Garagem
Esqueçam um pouco a periferia. Concentrem-se nos apartamentos de 100 anos do centro da cidade. Sim, eles não tem garagem. Mas até aí eu também não vou ter carro. Mas um dia quem sabe eu terei um (acho que não vai rolar passar vários invernos seguidos andando de busão). E quando esse dia finalmente chegar espero já ter resolvido meu problema cognitivo com as placas de estacionamento e espero também estar com os bracinhos em boa forma pra poder desenterrar meu pequeno possantinho depois de um dia de tempête de neige.

8. Barbecue
Não, não vou reclamar que churrasco canadense não é churrasco de verdade e eles só sabem fazer salsichas e hamburguers. Meu problema com barbecue é outro: sabor barbecue. Sabe quando você vai comprar alguma coisa (inúmeras coisas) e ao invés de ter o gosto do produto eles colocam aroma artificial de qualquer outra porcaria porque acham que assim vai vender mais? Tipo batata frita sabor strogonoff, biscoito recheado sabor torta de limão, chocolate sabor pavê de morango. WTF???
Eu não sei se é pura implicância minha mas parece que tudo o que eu ia comprar no Québec era sabor barbecue. Po, por que não deixa a comida ter o gosto que é pra ter? Ae, fiquei de mal.

9. Lavanderia
Vai ver que ela tem razão
Sabe o título do post? Então, eu não "odeio" todas essas coisinhas que escrevi acima. Eu só "não gosto". Mas se tem uma coisa que eu odeio é a falta de lavanderia nos aptos (e em algumas muitas casas) no Québec. Olhe lá, eu não sou a Monica, não tenho mania de limpeza, não tenho a casa mais limpinha do planeta e nem gosto de fazer faxina. Mas esse negócio de não ter onde lavar pano de chão, pano de prato, não ter onde esfregar as roupas (adoro uma máquina de lavar, mas às vezes a gente tem que dar uma esfregadinha se não encarde muito), a falta de um tanque me deixa angustiada. Afinal como toda mulher eu adoro um tanquinho!!!
PS: se você compreende minha angústia e tem solução pra ela, aide-moi stp!

10. And last but not least:
Já há relatos de que Michel Teló tenha chegado por lá. Ai se eu te pego seu desgraçado!

Bisous!

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk
    Muito bom! ri muito com seu post... :D
    Essas 10 coisas q vc nao gostam tbm faz parte da minha listinha de coisas que tbm nao me agradam muito....rs
    Mas fazer o que ne? rs

    Abracao
    Monique

    ResponderExcluir
  2. hahahha Adorei o post!!!!! Bom pra dar uma descontraída mesmo :) Confesso que odeio banana e amo blueberries, mas compartilho do mesmo ódio pela falta de lavanderia nos aptos. Espero poder solucionar essa e o outro mistério dos imóveis québecoises (porque não tem ralo???) nos escritórios em que trabalhar! Pra isso uma imigrante arquiteta tem que servir :)

    beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  3. KKKKKKKKKKK...olha, déa para fazer as 20 mais, nao se preocupe!!
    A gente pode falar o concordo e nao concordo aqui ou é opiniao exclusividade dos autores?
    "Bao", se nao puder nao aprovem o comment e finja que este comment nunca aconteceu, rsrsrs:
    1 = assino embaixo
    2 = na verdade até tem, mas tem q ir aos endereços certos. E se tiver de mente aberta descobre outras coisas deliciosamente engordativas tb. (estou a pensar se isso é bom ou ruim)
    3 = A Banana Nanica que compramos no Metro perto de casa ou no Mourelatos é muito melhor, masi doce, mais macia, mais amarelinhas e maduras que as que comiamos no BR (adoro banana madura mas odeio quando a polpa está muito molenga, ja ficando marrom, ééééca. Custam 0,69$ a lb., sao Chiquitta ou Del Monte (esta u;tima é melhor). O problema é mais para quem só come banana de neném (prata, ouro, maça...): nunca as vi porraqui.
    4 = Odeiooooo
    5 = é uó
    6 = Considerando o exemplo d apiriguete, tenho que concordar, rsrs...Mas normalmente dou de boa para o pessoal de resto exceto quando é muito ruim, até pq o salário mínimo dessa galera é inferior as demais categorias...agora caixinha pra cabeleireiro e outros serviços, acho sem sentido.
    7 = Concordo plenamente. Ontem tive que passar pelas ruas estreitas do Plateau, um carro grudado no outro, da para ver que a vaga foi disputada a tapa e o carro fica ali enterrado na neve e no slush. Pensei: e ainda pagam caro para morar assim.
    8 = Depois de um tempo vc até sentira falta, rsrs...Vai achar que bem q podiam inventar um café com gosto de molho ranch, kkkk
    9 = Vide a resposta do Plateau, tb se aplica, rsrsrs
    10= Valhei-me!!

    abraços
    Erika

    ResponderExcluir
  4. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

    Camila, ri demais com teu post! E devo concordar com a maioria das suas colocações, principalmente ao que se refere às gorjetas em cervejarias e à falta de lavanderia nos apartamentos. E olha que tem uns que eu vejo no kijiji que nem tem espaço/entrada para instalação de máquina de lavar/secar, e aí, #comofas? Tenho pânico de me imaginar carregando um cesto de roupa suja na cabeça pra ir lavar sei lá aonde... =P

    Ah, concordo plenamente com o caso da banana também e o comentário da Erika só serviu para aumentar meu 'desespero': eu só como "banana de neném"! A famosa banana prata é a minha preferida... :( Ainda bem que eu AMO berries...

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. Ri demais com seu post, Camila!!! mto bom humor mas falando as verdades... é isso mesmo! a 10a. tbm assino embaixo. Infelizmente ainda não botei meus pézinhos nem numa visitinha no Canadá então não posso comentar mto sobre os outro itens. Mas tenha fé q a adaptação e o saco pra aguentar essas coisas q te incomodam vão prevalecer.
    abraço!

    ResponderExcluir