segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Porque eu gostei de lá.

Hoje fiquei pensando em postar motivos do porque eu quero ir pro Canadá. Não é simplesmente porque eu não gosto muito do Brasil. É porque eu realmente gostei de lá. Então eu resolvi listar alguns motivos que me fazer acreditar que tudo valerá à pena:

1.        Vou poder ter uma vida decente sem ter que me matar de trabalhar. Esse é um dos motivos número 1 que me levam a imigrar. Não posso reclamar da vida que eu tenho no Brasil. Sempre tive tudo o que precisei (não tudo o que quis), mas sempre ao custo de muito trabalho. Primeiro trabalho dos meus pais que fizeram o possível e impossível para nos dar uma vida confortável, porém sem luxo. Eles deram a mim e minhas irmãs todas as condições para estudarmos e termos ferramentas para seguir adiante com nossos próprios pés. Agradeço muito a eles. Depois meu próprio trabalho, pois mesmo estando muitas e muitas vezes cansada num nível extremo, estressada e querendo fugir, eu sempre lutei e trabalhei para comprar as minhas coisas, guardar as economias, e depois de formada nunca mais ter que pedir dinheiro pra ninguém. Se eu tenho, eu compro, se eu não tenho, paciência. Ninguém tem que arcar com as minhas vontades. Porém nos últimos anos eu tenho visto que está cada vez mais difícil viver no Brasil. Mesmo trabalhando todo santo dia, fazendo economia, não gastando com futilidade, o dinheiro não sobra. Tudo está muito caro. Explodindo. E além de pagar uma carga tributária pesada, ainda temos que pagar por fora plano de saúde, escolas, pedágios caríssimos nas estradas, bom, vocês bem sabem. Hoje eu sou solteira, mas e quando eu quiser ter a minha família? Como vou sustentar meus filhos desse jeito? Eu não quero ser rica (mentira, não ia fazer mal ser rica não, hahahaha), só quero ter uma vida decente, confortável, sem que pra isso eu tenha que trabalhar 60 horas por semana e chegar em casa só pra dormir. Quero trabalhar sim, mas ter tempo pra descansar, me divertir, estar com os amigos, a família (futura), ter tempo pra mim, enfim, quero mais QUALIDADE DE VIDA (as três palavrinhas mágicas de todo imigrante).

2.     Adoro falar outra língua. Sempre fui apaixonada por línguas. E em Montréal eu ainda terei a oportunidade de falar 3: francês, inglês e português. Isso sem contar no portuñol que também rola muito por lá. E esse jeitinho montréalais de misturar o inglês no meio do francês é total a minha cara!

3.     Vou viver numa cidade cheia de verde. É tão gostoso olhar no Google Earth e ver todo aquele verde de Montréal. Todo bairro , mesmo pequenininho que seja tem seu parque. E fora esses tem os parques mais conhecidos, que são enormes. Pra se ter uma idéia, o Ibirapuera (maior parque de São Paulo) tem 1,58 km² (para ser usufruído por uma população de mais de 11 milhões de habitantes). O maior parque de Montréal, o Jean-Drapeau tem 2,59 km² e o segundo maior, o Mont-Royal tem 1,9 km². Ah, pra quem não sabe Montréal tem por volta de 1,7 milhões de habitantes.


4.      Minha casa não vai ter grades nas janelas. Vou poder andar sozinha na rua sem medo e viver minha vida livre dessa nóia da violência.

5.      Vou estar num lugar onde as pessoas não se ocupam (ou se ocupam muito menos) em falar da vida alheia. Lá ninguém ta nem aí se eu to usando camisa xadrez com saia listrada, sapato verde limão e bolsa laranja. Ninguém liga se eu não fiz minhas unhas e se meu cabelo ta horroroso. Ninguém se incomoda se eu saio com fulano, sou amiga de beltrano e freqüento lugares esquisitos. Afinal, quem paga minhas contas sou eu, não é mesmo?

6.      Vou ter amigos dos quatro cantos de mundo e poder conhecer mais a fundo outras culturas. Isso me fascina. Adoro saber como as coisas são em outros países, as formas de pensar, de agir, como é a cultura, a religião, a arte, a sociedade em geral.

7.      Terei o MoMA e o Met a 600km de distância da porta de casa. Ok, ok, confesso que meu museu favorito no mundo (so far) é o Van Gogh Museum, mas convenhamos: o acervo desses dois aí é pra ninguém botar defeito. Assim vou poder aproveitar um ou outro feriado prolongado pra fazer umas comprinhas em NY e conferir as últimas exposições.

8.      Vou poder deixar o carro estacionado por muito mais tempo. Ultimamente eu ando evitando andar de carro. Tenho ido para o trabalho a pé, sempre que dá pego carona, e só não comprei uma bike porque estou no plano “desapego” e minha meta é não comprar nada que não seja mega essencial. Talvez eu compre um carro no Canadá, ainda não sei... depois que eu passar o primeiro inverno eu resolvo. Mas com ou sem carro, o fato é que vou tentar usar o transporte público o máximo possível. Além de bem mais barato, é muito mais ecológico. E como lá o transporte público funciona, temos que fazer uso dele sim. Sei que há seus inconvenientes, mas temos que tentar pensar mais no coletivo e sermos menos individualistas. Aliás, cada vez mais eu penso nisso. Se todos pensassem mais na coletividade e adotassem atitudes menos egoístas, o mundo seria um lugar muito melhor.

9.      Vou fazer snowboarding no meu quintal. Eu nunca esquiei na vida. Snowboarding muito menos. Mas desde que eu vi pela primeira vez o X-Games de inverno na ESPN fiquei louca pra praticar esses esportes. Quando eu estive no Canadá ano passado não rolou. Só deu pra patinar no gelo (minha primeira vez, by the way) e tudo o que eu posso dizer é que eu morro de medo de cair. Tombo eu não levei, mas só porque eu mal saia da borda do ringue. Mas eu sempre fico pensando que cair na neve deve doer menos que no gelo, hahahaha. Fato é que eu vou aproveitar o inverno e vou aprender snowboarding. Nem que demore anos e anos, eu vou conseguir. Afinal, depois de todo chocolate quente que eu sei que vou consumir no inverno, tenho que arranjar um jeito de queimar as calorias adquiridas.

10.   Vou viver numa democracia que realmente funciona e numa cidade que mescla a cultura européia com a praticidade e tecnologia americanas. É como se eu tivesse o melhor de dois mundos em um só lugar. Quando eu estava começando minhas pesquisas sobre mudar de país eu não tinha pensado no Canadá. Foi minha irmã que o mencionou e assim que eu googuei Montréal eu me encantei com o que li e vi.
“Montréal é considerada a cidade mais européia da América do Norte. Possui uma das populações mais bem educadas do mundo, com a maior concentração de estudantes universitários per capita de toda América do Norte. A cidade tem quatro universidades e 12 faculdades. É um centro da indústria de alta tecnologia e uma das cidades mais seguras do continente americano.” (fonte Wikipedia)
E a partir daquele momento soube que meu lugar no mundo poderia ser lá.

Espero que você, se ainda não encontrou o seu, encontre-o também! Bonne chance!

Bisous!



6 comentários:

  1. Nossa, Camila! Impressionante como pensamos as mesmas coisas. Esse post poderia ter sido escrito por mim ou pela Julia. É bom saber que as pessoas que estão indo pro Canadá, pensam como a gente. Não dá pra imaginar uma vida ruim por lá. :)

    Beijo,
    Flávio

    ResponderExcluir
  2. Repito o que o Flavio disse: esse post poderia ter sido escrito por mim ou por ele!

    É bom ver que grande parte das pessoas que querem ir para lá, buscam o mesmo que a gente. Quando comecei as pesquisas, vi muito brasileiro falando besteira e queria distância deles. Hoje vejo que tem muita gente com os mesmos ideiais que a gente. Isso é tão bom! :-)

    Beijos,

    Julia.

    ResponderExcluir
  3. Sempre bom lembrar porque queremos mudar e os seus são praticamente os mesmos que o meu. Trocaria o snowboarding por aulas de patinação artística, sempre foi um sonho rssss
    Bjs.,
    Neila
    PS: eu esquiei somente uma vez na vida e foi ótimo!!! A única coisa é que tem que saber cair porque a neve compactada é dura como terra...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila!
    Gostei muito das suas razões, são muito parecidas com as minhas também. Esse tipo de exercício (escrever o que nos impele a imigrar) é ótimo, pois fica registrado aqui e você poderá retornar à lista caso passe algum mal momento no Canadá e poderá se lembrar do quanto você queria ir embora...
    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  5. Camila,

    Vi seu post e resolvi fazer um parecido. É importante termos nossas convicções do porquê imigrar, isso fortalece o sonho e nos momentos de dificuldade não te deixa desistir.
    Abraço

    Sabrina

    ResponderExcluir
  6. tb cansei de trabalhar feito louca, quero ter paz, falar 3 línguas e morar em Ville de Quebec que é mais tranquila que Montreal, já nao tenho carro nem no BR pq sou eco-chata, lá muito menos, tudo na base da bicicleta ou da caminhada, só esperando meu pedidos de exames médicos chegarem, ô demora! rsrs

    ResponderExcluir