sábado, 5 de novembro de 2011

Moi, la paresseuse!

Estou precisando de alguém pra me dar um puxão de orelha. Não estou conseguindo mais estudar francês. Ele está completamente estacionado. Ou melhor, estou achando que já está dando marcha à ré. Essa semana o sistema da FEL tentou me dar um empurrãozinho: recebi um email falando que eu ainda não tinha feito meu teste de nivelamento e então eles estavam mandando o link novamente pra eu fazer o teste. A cara de pau (e preguiça) da moça aqui está igual ao salário dos deputados e políticos brasileiros: não para de subir!



Mas eu prometi a mim mesma (como se isso fosse promessa válida) que eu farei o teste semana que vem e que finalmente após 5 meses de CSQ eu vou começar a FEL. Aleluia! Ou não. É melhor esperar pra dizer!
Nessas o tempo está passando, a ficha está começando a cair cada dia mais e eu já to começando a ficar um pouquinho nervosa com as coisas que ainda preciso providenciar. Fico toda perdida, não sei se começo já a ver sobre a validação do diploma, se espero, se realmente é necessário (visto que eu nunca trabalhei na área na qual me formei e ainda não tenho uma idéia clara de que tipo de trabalho vou procurar quando chegar no Canadá), se preciso traduzir todos os meus documentos de trabalho, que no meu caso (PJ) são quilos e quilos de papel... ai, tantas coisas na minha cabecinha confusa...

Hoje quando estava indo almoçar passei em frente ao pipoqueiro da praça. Me deu uma vontade de comer pipoca doce, igual à que eu comia quando era criança... só pra me lembrar da época em que tudo era tão simples e a vida era uma grande brincadeira!

Bisous!

5 comentários:

  1. Bora animar com o francês Camila.. faltam poucos meses pro seu processo federal acabar... e o francês precisa estar afiado pra sua partida :)

    Comece a fazer o curso do FEL... quem sabe vc nao se anima? abraçãooo
    Monique

    ResponderExcluir
  2. Ai, te entendo totalmente! Nosso CSQ saiu em junho e até hoje nunca nem entramos no site da Francisação online para dar uma olhadinha... Eu ainda faço Aliança Francesa, mas vou pra lá me arrastando e mal faço as tarefas...

    Isso é mal, eu sei. Mas é que com essa demora do Federal eu, que sou uma pessoa procrastinadora, fico pensando que a mudança pro Québec é um sonho distaaaaaante e que eu ainda tenho muitos e muitos meses para aprimorar o francês!

    Quanto às traduções, a dica que te dou é: deixe pra fazer lá. Junte uma grana específica pra isso porque no Québec eles só aceitam (ou preferem) traduções feitas por tradutores filiados a Ordem dos Tradutores do Québec. Fazer aqui é jogar dinheiro fora...

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
  3. Ahh... Eu me empolguei tanto com a FEL, que me inscrevi antes mesmo de poder (acho que tem que epserar umas semanas depois da emissão do CSQ). No começo nos empenhamos bastante, mas com o tempo fomos desanimando.

    Essa semana u fui expulsa do curso pq fiquei muito tempo sem entrar, e agora estou esperando para ver se eles respondem meu e-mail me aceitando de volta!

    Acho que vale a pena aceitar todos os recursos que o governo québecois nos oferece. Difícil é ter tempo para fazer tudo que queremos e devemos fazer...

    Bonne courage!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu já fui expulsa varias vezes do FEL, que vergonha...
    E semana passada levamos um puxão de orelha da nossa prof de francês, vergonha em dobro :(
    Bom, o negocio é não deixar tudo pra ultima hora pra não enlouquecer rsss
    Bjs.,
    Neila

    ResponderExcluir
  5. gente, nao sabia que dava pra ser expulsa da FEL, hahaha.
    Ainda nao fiz meu teste, mas a semana ainda nao terminou. Quero ver se essa semana eu termino os blocos do SIEL, mando meu projeto pra tutora e aí fico livre pra começar a FEL. Oh là là!!!

    ResponderExcluir