quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Alegrias x Tristezas


Essa semana finalmente meus exames médicos chegaram em Ottawa. Dia 15 mais precisamente. Foi um alívio saber que essa etapa estava concluída e agora nada mais depende de mim, e sim da boa vontade do consulado. Meu passaporte já foi enviado no começo de janeiro, mesmo eu sabendo que ainda vai demorar semanas até os exames voltarem pro Brasil. Mas segui o protocolo, paguei a taxa e mandei tudo nos prazos exigidos.  Só que minha felicidade de ver as coisas andando durou pouco depois que vi na CBQ vários comentários de pessoas que fizeram os exames em outubro e até agora não receberam o visto. Pessoas com o passaporte preso no consulado há mais de um mês e meio. Comecei a ficar apreensiva e desconfiada tudo de novo. Tenho medo que eu não consiga seguir minha meta de ir no começo de abril se esse consulado não agilizar logo os vistos. E só de pensar em prolongar minha estada no Brasil eu tenho calafrios.

Na verdade é um sentimento muito ruim, ou uma confusão de sentimentos muito ruim. Toda vez que eu penso que em breve terei que deixar minha família aqui e seguir sozinha eu fico tão triste. É horrível. Não sei o que é pior: deixá-los ou deixá-los no Brasil. A cada dia que passa tenho mais medo desse país. Em pouco tempo vi episódios de extrema violência contra pessoas de bem e não consigo deixar de pensar que a próxima vítima pode ser eu ou algum amigo ou parente. Me entristece muito o fato de que as pessoas que eu mais amo no mundo vão ficar aqui, no meio dessa violência toda. Quero levar todos comigo mas...


Ao mesmo tempo fico feliz por estar indo embora. Não suporto mais morar aqui. Minha cidade está afundando e nada me faz crer que um dia ela vá melhorar. Não vejo a hora de começar logo uma vida nova e diferente. Vai ser muito difícil, vou sofrer, eu sei. Haverá momentos em que pensarei: “o que eu estou fazendo aqui?” Mas acredito que não exista evolução sem um pouco de sofrimento.

Bisous!

14 comentários:

  1. Olá Camila,

    Entreguei meus passaportes lá no consulado dia 09/01 e a Maura me disse que deveria demorar umas 3 semanas para devolver eles com o visto. Acho que até pode demorar um pouco mais, mas você vai em Abril!!! Fica tranquila que com certeza atá lá já chegou seu visto.

    Mas eu entendo você, esse processo deixa a gente neurótico mesmo.... rsrsrssr

    Se vemos lá no Quebec!

    Abraços,

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor,
      Ai tomara que vc tenha razão. Estou começando a achar que vou adiar a viagem mais um pouco, sei lá, tenho medo de comprar tudo, deixar tudo certo e esse visto nao sair!
      Será?
      Abs e nos vemos lá!

      Excluir
  2. Oi Camila!
    Tenho o mesmo medo que você, estou de passagens compradas para 12 de abril e estou bastante insegura sobre os vistos. Meus exames chegaram em Ottawa dia 19/dez e até agora não houve alteração no E-CAS ou pedido de passaportes (não recebemos o combo porque estava faltando um documento que foi enviado e recebido no consulado dia 19/dez também).
    E seguimos na espera.
    Boa sorte para todos nós!
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana,
      Começa dar nervoso de que não vai dar tempo né. Eu ainda não comprei passagem, mas não posso deixar pra correr atrás disso 1 semana antes. Não sei se arrisco ou se adio mais um pouco. Tá difícil... e esse consulado que não ajuda.
      Boa sorte aí!
      Bjos

      Excluir
  3. Ei, Camila! Não desanime agora! Eu sei que esse processo é totalmente obscuro e deixa a gente bastante pirada, mas até abril tem muito chão... Com certeza o seu visto retornará para você a tempo de embarcar! :)

    Quanto à tristeza... Aí não sei muito o que dizer... Realmente, ir para um país estranho sozinha e deixandos os entes queridos para trás, nunca será uma coisa fácil. Imagino que "na hora do vamu vê" é que bate o medo e a tristeza. Não é à toa que muita gente retorna, né?

    Mas quem teve sanidade para aguentar até aqui já mostrou que é muito forte, você aguenta! =D

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia,
      Forte nós somos né, mas que dá um aperto no peito dá. Ainda mais quando sua irmã fica fazendo chantagem emocional falando que vc não vai ver seus sobrinhos nascerem e não vai brincar com eles, haha
      É, aqui as pessoas são cruéis comigo.
      Mas temos que abrir mão de certas coisas para alcançarmos outras né, fazer o que!
      Beijos

      Excluir
  4. logo estaras aqui e passaras ainda por muitos questionamentos. é perfeitamente normal. curta sua familia enquanto o passaporte nao vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Gabi. Os questionamentos vão com a gente pra onde quer que iremos. Mas isso é bom, acho que nos faz crescer.
      E enquanto isso sigo em super family mode!
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Ca!

    Eu me identifiquei demais com o que você escreveu, com essa tristeza profunda de deixar as pessoas que a gente ama para trás. A metáfora é excelente, é como se a gente visse o barco afundando e os deixasse abandonados à própria sorte. Pode parecer dramático, mas eu me sinto exatamente assim. Infelizmente não há muito o que fazer, a decisão é de cada um. Mas o dano seria maior se sacrificássemos nossos sonhos em nome disso.

    Da primeira vez que fui à Montreal, fui disposta a ficar sozinha e a saudade doeu demais. O que posso dizer é que com o tempo a gente se adapta e quando menos esperar, as distâncias não vão parecer tão grandes assim. Há muitas formas de se fazer presente! No mais, o que sabemos do futuro?

    Courage, você vai conseguir... quem sabe até a gente não chega junto por lá?! ;)

    Bisous!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que os primeiros meses vão ser fáceis (em termos de saudade), vai ter muita coisa pra fazer e não vai sobrar muito tempo pra pensar. Mas conforme as coisas foram tomando seu lugar a gnt começa a sentir falta das pessoas queridas.
      Mas são as escolhas da vida né. Essa foi a decisão mais egoísta que tomei na vida. Só pensei em mim e mais ninguém. Aliás, pensei em mim e na futura família que quero ter um dia.
      O jeito é tentar convencer o povo daqui a me visitar todo ano, hahaha. Difícil!

      Quem sabe em abril não rola uma enxurrada de brasileiros no Québec? Estou torcendo por ti.
      Bjos

      Excluir
  6. Camila, a vida é assim mesmo. Na maioria das vezes feita de escolhas cruéis.
    Eu já trabalho muito esta questão de "deixar" os familiares e amigos aqui e tentar ser feliz em Ville de Québec. Sei que será uma provação e tanto, uma tristeza tamanha, mas se não tentar jamais saberei se foi a melhor escolha.
    Uma certeza que tenho é que aqui não é o meu lugar. Ando frustrada e infeliz ): Preciso realmente mudar de ares, ainda que seja para ares polares...rs!

    Quanto ao seu Visto, acredito que antes de Abril ele esteja sim em suas mãos. Confie!

    Toda Sorte Do Mundo Pra Você!
    Fique Bem!!!

    Bjo Grande
    Nilian




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força Nilian.
      Toda vez que penso na tristeza da partida tb penso em o quanto quero logo começar uma vida nova, cheia de desafios e com novas oportunidades (espero). E como vc disse, se não tentarmos nunca saberemos.
      Bjos

      Excluir
  7. da minha parte o q posso dizer é q se teve um prazo nesse processo td q foi cumprido à risca foi o da entrega dos passaportes. exatamente o q me foi prometido. não estou por dentro do caso dessas pessoas de Outubro q não receberam os vistos ainda mas deve ter algo mto de errado. a grande parte do q vi até hj chega nessa reta final sem nenhum problema. bonne chance!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que vc esteja certo Thiago. Estou achando muito estranho essa demora toda do consulado mas imagino que seja por causa da pausa de fim de ano + vistos de turistas.
      Merci bcp!

      Excluir