sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O próximo capítulo

8 meses. Hoje faz 8 meses que enviei meu processo para a fase federal. Mês passado eu pensei:  7 meses.  Tô na metade do caminho. Aí esse mês eu ando mais 30 dias e continuo na metade do caminho, já que o consulado resolveu prolongar ainda mais a angústia e a infinita espera dos pobres coitados que resolveram se mudar pro lado de lá do Equador.

Mas o pior de tudo é que a gente não pode cobrar nada, de ninguém.  O processo é deles, são eles quem mandam, são eles quem decidem e a nós só cabe sentar e esperar.

Eu queria não reclamar, eu queria não ficar choramingando, queria  ficar numa boa, seguir a vida normalmente, mas é bem complicado quando você está na expectativa de uma mudança radical na sua vida e não sabe quando isso irá acontecer.

Eu poderia estipular um prazo bem generoso para esse visto sair e planejar minha mudança pra junho de 2013 e enquanto isso tocar o barco, começar projetos novos, um curso novo, mudar as coisas no trabalho, voltar a comprar minhas coisinhas pessoais, tirar férias, marcar uma viagem, tantas coisas que estão em stand by no momento. Mas ao mesmo tempo eu penso: e se o visto sair em agosto, setembro, outubro??? Eu não vou querer esperar até junho do outro ano pra me mudar, eu vou querer comprar minha passagem na mesma hora e ir.

Ah, não sei mais o que pensar. Não sei se continuo em stand by, se sigo minha vida como se o Canadá não existisse e quando ele se concretizar eu largo tudo pela metade e vou, ou se me planejo para ir em um futuro distante. Mas como??? Eu não consigo viver normalmente aqui sabendo que esta não será mais minha terra daqui algum tempo. Simplesmente não dá. Meu corpo tá aqui mas minha cabeça tá la, e é muito difícil viver num mundo platônico, querer coisas que você sabe que existem mas nesse momento não estão ao seu alcance. 

O capítulo que não chega nunca


E assim eu sigo, acreditando que tudo valerá a pena, que essa espera insana será recompensada e que logo logo eu vou passar para o próximo capítulo desse livro longo demais.

Bisous!

16 comentários:

  1. Compartilho dos mesmos sentimentos que tu Camila. Estava chegando nos 7 meses super feliz, quando vêm o consulado e te puxa pra trás. Não consigo não reclamar, não consigo dar um rumo pra minha "semi-vida" aqui no BR (sim, pq sinto que estou vivendo pela metade praticamente, meio apática sem poder fazer planos, comprar coisas, etc) e ao mesmo tempo a vida lá parece tão longe e com uma data tão imprecisa pra começar que não vale a pena fazer altos planos também... Gorça pra nós! Espero que o prazo novo seja referente ao que aconteceu em 2011 e que 2012 seja diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, também sinto que estou vivendo pela metade. Ainda bem que podemos dar força um ao outro pra quem sabe deixar essa espera menos sofrível.
      Bjos

      Excluir
  2. Olá Camila.. sei exatamente que sentimento é esse...
    estou com 11 meses de processo.. e quando eu acho que o visto esta na batendo a porta, eles vão lá e mudam para 16 meses o prazo médio de processamento... Afff
    Isso td irrita muito, vc pausa a vida, ja nao consegue trabalhar direito, pensando, contando os dias para esssa tortura acabar e vc finalmente poder se programar, comprar passagem... enfim.. definir o dia que a vida realmente vai sair do Pause.
    É dificil, viu...
    Mas força aí... espero q esse ano eles consigam realmente agilizar esses processos com o "tal sistema novo"

    Abração
    Monique
    vamosprocanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, pelo menos por hora vc tem a sua viagem de turista pra pensar, se preparar, ficar toda animada. Que gostoso! Aproveite essa espera gostosa até a data de embarque e ainda mais quando vc já estiver lá. E quando vc voltar, além de estar mais feliz, seu visto estará ainda mais próximo!
      E vamos pensando positivo.

      Excluir
  3. DIa 26/2 completo 15 meses, que aflição, ngm merece! Agora aumentaram o prazo p/ 16 meses. Se vc que ainda está na metade do caminho está assim, imagine eu? Qdo penso que está acabando, eles aumentam mais dois meses. Tá dificil manter a calma, não dá para fazer planejamento nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se estivesse na sua pele estaria surtada já. Não sei o que é pior: a espera ou a falta de notícias.

      Excluir
  4. Esse post poderia ter sido escrito por mim, Camila... Incrível, é a mesma coisa e imagino que os outros candidatos à imigração sintam isso também.

    Ah, como entendo isso de ter o corpo aqui no Brasil e a mente lá no Canadá! Fica difícil fazer planos a longo prazo porque o visto pode demorar ou não. E como é que vamos largar um projeto no meio porque o visto saiu? Difícil!

    Mas a frase com a qual mais me identifiquei foi: "Eu queria não reclamar, eu queria não ficar choramingando, queria ficar numa boa, seguir a vida normalmente, mas é bem complicado quando você está na expectativa de uma mudança radical na sua vida e não sabe quando isso irá acontecer."

    É isso, é EXATAMENTE isso! Como é que faz pra parar de reclamar e levar a vida aqui numa boa, hein? Alguém me ensina?

    Beijos,
    Lídia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que estamos todos atrás dessa resposta. Já tentei ocupar minha cabeça com outras coisas, redirecionar minha energia para outro objetivo, mas não tem jeito: não há um só dia em minha vida em que eu não pense no Canadá.

      Bjos

      Excluir
  5. Vai sim! Fique tranquila que de pagina em pagina você chega no proximo capitulo. A espera é chata, mas val a pena. Quando terminar, você vai achar que nem foi taaaao ruim assim...

    Courage!!

    (Desculpe a falta de acentos, mas ainda nao achei todos nesse teclado canadense :-P)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Julia.
      Apesar da ansiedade eu tb penso que quando chegar a hora vou achar que tudo passou muito rápido.

      Acho que faz parte do processo.

      Bjos

      Excluir
  6. A espera vale a pena com certeza! É incrível com o a vida começa a andar no momento que você pisa aqui. Toda a angústia que tínhamos aí no Brasil, se foram num segundo e nem lembramos mais dela...

    Courage! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber Flávio. É isso que me motiva a abrir meus livros de francês todo santo dia, hehe.

      Bjos

      Excluir
  7. Afff, como é difícil né?!
    Pelo menos podemos visitar os blogs uns dos outros e encontrar o mesmo sentimento!
    Por aqui, estamos com 14 meses de uma espera que parece não ter fim...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero nem ver qdo chegar a minha vez.
      Ainda bem que podemos compartilhar nossas frustrações. Saber que não estamos sós nesse caminho já ajuda um tantinho.
      Bjos

      Excluir
  8. Been there... tudo bem que na minha época (ai que coisa de velho... hehehe), o processo ainda não estava tão demorado como agora, mas vivi a primeira grande pausa no consulado... gente que enviou o processo federal duas semanas antes de mim recebeu o visto em maio/junho, eu fui receber o meu em dezembro...

    O bom é que no fim das contas, tudo isso passa... as angústias viram uma fumacinha lá no canto da memória... agora, se eu pudesse tentar fazer alguma coisa diferente... tentaria só começar a me preparar para a ida depois do visto na mão... essa era a minha ideia original... trabalhar, levar minha vidinha, fazer poupancinha e com o visto na mão sentar e decidir qdo ir... Infelizmente a vida me deu uma rasteirinha chamada câncer e tudo isso foi pro saco... hehehe...

    Enfim... tente viver sua vida no Brasil... faça cursos, tire férias... parece difícil mas, honestamente, acho que é a abordagem que mantém a gente mais são...

    Bjos,
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ju, eu acompanhei a sua angústia no seu blog e agora chegou minha vez, haha. Ainda que falta muito tempo pra tudo terminar. O que eu mais queria era levar a vida normalmente e esquecer um pouco a imigração, mas como é difícil.
      Vou seguir tentando.
      Beijos

      Excluir