sexta-feira, 15 de junho de 2012

Viajando #8: Milano


Eu já contei aqui que amo futebol e por causa dele ganhei uma viagem pra Itália. Só ficou faltando contar como foi a tal viagem. Adiantando o que eu posso dizer é que se viajar é bom, viajar de graça é melhor ainda.

Quando fiquei sabendo que tinha ganhado a viagem o único problema foi resolver quem iria comigo. Tinha que escolher entre uma das minhas irmãs. Nem me lembro mais como chegamos a um consenso mas sei que a irmã do meio (a La) foi a premiada. Até hoje eu me penitencio por não ter levado a mais nova, Le. Tadinha. Minha meta agora é poder ganhar outra viagem pra levar ela comigo.

Mas a La não curtia futebol e mal sabia o que era o Milan. Pois eu fiz que fiz e ela teve que decorar o nome de todos os jogadores, haha. Lembro que no avião eu fazia chamada oral com ela “Número 21 é quem?”. E ela até que decorou direitinho... no fim da viagem já tinha virado Rossonera. Mal sabia eu que estava levando a menina pro mau caminho: ser torcedora hoje em dia não está nada fácil.

Bom, a viagem foi rapidinha, só uma semana, mas deu pra aproveitar muito. Foram seis premiados, mais os acompanhantes e o pessoal da Perfetti van Melle, que aliás foi muito legal e fez de tudo pra tornar aquela experiência única (até uma intérprete eles contrataram para andar com a gente). O grupo era super heterogêneo e isso rendia muitas gargalhadas. Eu acho que nunca ri tanto numa viagem em toda minha vida.

O prometido era ir a um jogo do Milan e depois conhecer os jogadores brasileiros do time no CT. Logo que chegamos em Milão eu e La já fomos bater perna no Parco Sempioni e curtir cada minutinho precioso da viagem. Depois todo mundo foi jantar num restaurante super bacana no bairro de Navigli, um dos mais descolados da cidade. No dia seguinte fomos conhecer o Castello Sforzesco, a Piazza Del Duomo, o Duomo é claro, a linda Galleria Vittorio Emanuelle II e como não poderia faltar, fomos até a igreja de Santa Maria delle Grazie onde está o afresco pintado pelo gênio Leonardo da Vinci, A última ceia. Acho que não preciso falar mais nada né: poder ver esse afresco, que na minha modesta opinião dá de dez na Mona Lisa (eu nem curto a Mona gente), já vale a viagem, mesmo que eu nem tivesse visto o Milan.

Galleria Vittorio Emanuelle II

Bom, mas eu vi o Milan, e essa parte foi sensacional. Eu era a única da excursão que conhecia o time (bom, a essa altura a La já sabia pelo menos o nome dos jogadores). Tinham algumas pessoas que não estavam nem aí pro jogo e queriam mais é ficar turistando, mas no fim das contas todo mundo foi pro estádio (acho que o jantarzinho na área VIP deve ter convencido a galera). Antes da partida começar conhecemos o estádio, fomos até o museu do time, pude ver a taça da Champions League a um palmo do meu nariz (a gente tinha acabado de ser hexacampeão – ganhamos de novo em 2007), fomos até as portas dos vestiários, entramos no gramado pelo túnel, eu me joguei no banco, tirei foto, levei grama pra casa, deitei e rolei e aí fui toda comportadinha para aquela área VIP chatinha onde ninguém torce, ninguém grita, ninguém xinga, ninguém ta nem aí pro jogo.  Mas eu tava e pude ver quando o Pirlo (lembra quem é o 21?) marcou o gol da nossa vitória contra a Lazio. O jogo só ficou no 1x0 mas nem precisava de mais, eu já tava no céu. Quando a partida terminou usamos a nossa credencial pra ir no estacionamento ver a saída dos jogadores.

Antes do jogo da Serie A, pagando mico no banco

E eu pude ver o meu maior ídolo do futebol, Paolo Maldini, (não, não é o Pelé) de pertinho de pertinho.
No dia seguinte fomos até Milanello, o centro de treinamento do time. Lá a gente pode ver os atletas treinando na academia, depois fomos na sala de imprensa, ficamos um pouco no espaço onde os jogadores se distraem jogando sinuca, vídeo-game e sei lá mais o quê, almoçamos no CT e enquanto a galera comia eu fiquei de plantão no corredor pra pedir autógrafo a todos que passassem. Consegui 13 mas infelizmente nenhum dos meus favoritos: Maldini e Shevchenko. Dos brasileiros conheci o Cafu, Kaká, Rivaldo e Dida, este o mais simpático de todos, sem dúvida. O Leonardo não pode ir ao CT e veja só, apareceu à noite de surpresa no restaurante para jantar conosco.

Como se não bastasse tudo isso a Perfetti ainda nos levou até a cidade de Como onde fizemos um passeio de barco pelo maravilhoso Lago di Como. Almoçamos num restaurante de frente para o lago, com direito a abafador e talheres de prata (já tava me sentindo uma rainha kkk), passeamos pelas vielas estreitas das comunas de Bellagio,Tremezzo, pegamos o funicolare para ver tudo isso lá de cima e ainda jantamos a maior pizza individual que eu já comi na vida.

Lungo Lario Trento em Como

Já na outra manhã fomos para Linate conhecer a fábrica da Perfetti e obviamente voltamos recheados de balas, chicletes e afins. Eu lembro que tinha um caramelo recheado de chocolate que era maravilhoso e não vendia no Brasil. Me acabei de comer desse e trouxe todos os que couberam no bolso pra casa (eu, a pobre esfomeada!). Voltando pra Milão o roteiro era um jantar não lembro onde. Eu já sabendo que o Milan jogaria a Champions nesse dia, conversei com o pessoal da empresa e resolvemos que quem quisesse ia no jogo e quem quisesse ia no jantar. É claro que eu fui ver o Milan perder do Brugge (do Brugge!!!) ao vivo e a cores. Dessa vez no meio do povão, comendo bolacha recheada na arquibancada, mas eu tava lá, ouvindo o hino da Champions... não tem preço (na verdade tem sim, esse ingresso foi uma das poucas coisas que eu paguei na viagem).

Pra terminar posso dizer que Milão marcou meu coração. Não sei se por ter sido a primeira cidade européia que conheci, se por ter sido numa ocasião tão particular e especial, se pela companhia, pelas risadas, pela emoção de ter um sonho realizado... só sei que definitivamente quero voltar um dia, e que seja dessa vez com a Le.

PS: Pra variar tive problemas com as fotos para ilustrar o post: além de eu não achar meu álbum em lugar nenhum pra poder scannear as fotos, as poucas que tenho scanneadas mostram outras pessoas além de mim, e não vou por carão dos outros na internet né! 

Bisous!

4 comentários:

  1. Lindo, ainda vou me esbanjar de andar pela Italia!
    #sonhos
    O máximo que conheci de la foi o aeroporto de Milao: 8 horas de espera para uma conexao para outro país.

    bjocas
    Erika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar. Amo a Itália. Linda por demais.

      Excluir
  2. Me senti nessa viagem!
    Deve ter sido perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Momentos inesquecíveis. Faz nove anos e parece que foi ontem.

      Excluir